Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

SHORTCUT – Formação “O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir”

 
Quando:
15. 01. 2020 @ 14:30 – 17:30
Onde:
Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco - Póvoa de Santa Iria
Póvoa de Santa Iria
Categorias:
Decorreu no dia 15 de Janeiro de 2020 mais uma sessão da acção de formaço do projecto Shortcut, “O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir”, na Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria.
 
Esta formação incide especialmente nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento da vida e do mundo. 
 
Nesta sessão foram apresentados os recursos pedagógicos do projectos Shortcut, visionados um filme da colecção Shortcut –  Canta (Mindeki) de Kristóf Deák assim como uma curta-metragem da colecção CinEdLuzinha (Petite Lumière) de Alain Gomis, projecção seguido de uma conversa com a formadora da associação Os Filhos de Lumière, Ana Eliseu.
 
O programa europeu Shortcut (“Histórias Curtas, Grandes Questões”) é promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia) e centrado no filme de curta-metragem como objecto artístico e no seu encontro com as questões fundamentais da cidadania e da inclusão.
 
Os Filhos de Lumière é responsável pela estratégia e o desenvolvimento do Shortcut em Portugal e insere-se numa rede constituída por quatro parceiros de quatro países que, para além de Portugal, são a Polónia, a Irlanda do Norte e a República Checa.
 
O projecto Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.