Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

MOVING CINEMA – Encontro dos parceiros

 
Quando:
03. 02. 2016 – 06. 02. 2016 all-day
Onde:
A Bao A Qu
Rambla del Prat 21
08012 Barcelona
Categorias:
Etiquetas:

20160203 MovCine Barcelona

Está a decorrer, em Barcelona na Catalunha, Espanha o segundo encontro do ano do projecto Moving Cinema que reune as entidades que há longa data se dedicam á sensibilização ao cinema dentro e fora da escola através do contacto com obras chave da história do cinema aliado á experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema: “Os Filhos de Lumière” em Portugal, “A Bao A Qu” na Catalunha, Espanha, “Meno Avylis” na Lituânia, o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido). Em Portugal o projecto é da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière, em parceria nomeadamente com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, ao qual os Encontros Cinematográficos (Município do Fundão / Associação Luzlinar) e Cinema Fora dos Leões se associaram. Este projecto conta com o apoio da Europa Criativa – sub‐programa Média

Moving Cinema tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu e do mundo) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo.

Para além dos encontros, seminários projecções, site comum, edições, etc. que irão reunir os quatro países em torno de um objectivo comum, realiza-se em cada país um programa ao longo do ano (projecções, encontros com realizadores, oficinas, cineclube das Gaivotas ) que entra em diálogo com os outros três. Este projecto integra vários parceiros em cada país destacando-se em Portugal a Cinemateca Portuguesa onde irão decorrer parte das actividades previstas.