Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

CINED IV – O Cinema por Dentro

 
Quando:
24. 11. 2018 @ 15:00 – 18:00
Onde:
Biblioteca Pública da Horta
Rua Walter Bensaúde 14
9900-142 Horta
Categorias:
Etiquetas:
No dia 24 de Novembro de 2018 pelas 15h00 terá lugar na Biblioteca Pública da Horta, Faial, uma oficina O Cinema por Dentro inserida no programa CinEd, organizada em parceria com o Cineclube do Faial, na Horta.

Oficina orientada por Ana Eliseu

O Cinema Por DentroWorkshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica.  Apresentação e exploração dos múltiplos recursos pedagógicos produzidos no âmbito dos programas de cooperação europeia (e internacional) de educação ao cinema: CinEd, Moving Cinema e Cinema, Cem Anos de Juventude, disponibilizados em Sites e Plataformas, que poderão vir a ser utilizados mediante uma inscrição gratuita por quem quiser usufruir dessas ferramentas e meios. São lançadas pistas de trabalho sobre uma pedagogia de educação para o cinema, adaptável a diferentes idades, regiões, lugares, meios, dentro e fora da escola, que tem vindo a ser pensada, discutida, experimentada e partilhada há já largos anos com parceiros de vários países do mundo, através do projecto O Mundo à Nossa Volta (que a associação Os Filhos de Lumière coordena em Portugal há já 10 anos).

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.