Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

CINED V – Crescer com o Cinema V – Balanço intermédio

 
A quinta sessão da formação Crescer com o Cinema V, no âmbito do programa Europeu de educação para o Cinema – CinEd V – 2019-2020 teve lugar no Auditório do Centro Lúdico de Massamá, Sintra, no dia 30 de Novembro de 2019.
 
Os professores deram conta do trabalho feito com os alunos sobre a matéria dos filmes visionados, os cadernos pedagógicos e os filmes pedagógicos disponiveis através da plataforma CinEd e partilharam as suas experiências, nomeadamente o trabalho dos alunos a partir de um plano “á mesa” que tentaram recompor, reencontrar o enquadramento e o sentido da cena ou a escolha de fotogramas que procuraram uma relação entre os filmes até agora visionados: Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto e Shelter de Dragomir Sholev, (Bulgária).
 
Oficina orientada por Teresa Garcia, Ana Eliseu e Luís Alves de Matos.
 
A formação é dirigida aos professores do ensino básico, secundário e especial, aos professores bibliotecários, mas também a mediadores culturais, pessoas interessadas, etc.  A formação é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães e realizada em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a Rede de Bibliotecas Escolares.
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Sintra da Câmara Municipal de Sintra.