Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE . apresentação dos filmes-ensaio das Escolas do Vale da Amoreira

 
Quando:
27. 06. 2014 @ 18:00 – 19:30
Onde:
Fórum Cultural José Manuel Figueiredo
Rua José Vicente
Baixa da Banheira
Moita
Categorias:

IMG_8945BLG2

Apresentação do filmes realizados por jovens da Escola EB 1 Vale da Amoreira e da Escola EB 2/3 Vale da Amoreira:

Brincadeira Feliz Triste – realizado pela turma de 1ºano C da Escola EB 1 Vale da Amoreira

Amigos Outra Vez  – realizado pela turma de 5°B da Escola EB23 Vale da Amoreira

No ano lectivo 2013-2014 foi proposto à turma do 1ºC da Escola Básica de Vale da Amoreira e ao 5°B da Escola Básica 2/3 de Vale da Amoreira que integrassem o projecto experimental de educação ao cinema “Cinema, Cem Anos de Juventude”,  que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a levar a cabo com escolas portuguesas desde 2006-2007 em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e coordenado a nível mundial pela Cinemateca Francesa.

O projecto que integra actualmente onze países (na Europa e além mar) mostra a importância de aliar a análise à prática, a formação do olhar com a experiência de criação. Durante um ano lectivo inteiro é abordada uma questão de cinema específica.

Este ano a questão em trabalho foi “O Plano-Sequência””, que foi desenvolvida nos exercícios filmados e no filme ensaio final por todos os participantes, que seguiram as mesmas regras do jogo.

Cinema, cem anos de juventude integra o projecto da associação Os Filhos de Lumière O Mundo à Nossa Volta.

Parcerias e apoios: Cinemateca Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian (Programa PARTIS), Câmara Municipal da Moita, ICA programa VER, Instituto Camões (Centro Cultural Português em Paris – Embaixada de Portugal em França), Institut Français du Portugal.