Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

MOVING CINEMA – Jovens Programadores – Conto de Verão de Eric Rohmer

 
Quando:
07. 05. 2016 @ 18:30 – 21:00
Onde:
Cinemateca Portuguesa
Rua Barata Salgueiro 39
Lisboa
Categorias:

conte-d-ete-6BLG2

Sessão de cinema organizada pelo Cineclube das Gaivotas, formado em 2014 por um grupo de jovens com idades entre os 15 e os 19 anos que, vêem e discutem filmes escolhidos por eles próprios, e programam filmes que são apresentados em sessões públicas, pensadas, organizadas e divulgadas pelos mesmos. O filme escolhido para esta sessão foi o “Conto de Verão” de Éric Rohmer.

Há cerca de dois anos, o grupo começou a programar sessões privadas na Sala Luís de Pina na Cinemateca Portuguesa, todos os sábados à mesma hora. O entusiasmo cresceu e o Cineclube expandiu-se. Em 2016, o diálogo e sinergia com outros grupos de jovens programadores europeus, fez com que se iniciasse uma série de sessões abertas ao público com o objectivo de difundir e compreender o cinema.

O Cineclube das Gaivotas resultou de uma proposta da associação cultural Os Filhos de Lumière, no âmbito do projecto europeu Moving Cinema, que visa desenvolver estratégias que ajudem os jovens a descobrir, a conhecer e a gostar do cinema nacional e do mundo, através da criação de grupos de jovens programadores, projecções-conversas, encontros e outras actividades pedagógicas desenvolvidas com jovens.

Integram este projecto para além de Os Filhos de Lumière (Portugal), A Bao A Qu (Espanha), a Meno Avilys (Lituânia), a Cinemateca Francesa (França) e o Center of Moving Image (Escócia) com o apoio da Europa Criativa – subprograma Media e em parceria com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, BIP/ZIP,  a Rua das Gaivotas 6 (Lisboa), a CML entre outros parceiros de várias regiões.