Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

NO PAÍS DO CINEMA / CINED: Il Posto, de Ermanno Olmi e Como Eu Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu

 
Quando:
15. 09. 2017 @ 19:00 – 23:45
Onde:
Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Rua das Gaivotas 6
Lisboa
Categorias:

Il Posto_12BLG2

Sessão dupla com dois filmes da colecção #Cined : “Il Posto” (O Emprego) de Ermanno Olmi e “Como Eu Passei o Fim do Mundo”, no Espaço Cultural “Rua das Gaivotas6″ em Lisboa, seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumiere.


Il Posto (O Emprego)- 19h00:
Domenico Cantoni é contratado pela empresa onde trabalha a bela Antonietta. O jovem, tímido e ingénuo, vai-se adaptando ao seu novo trabalho e apaixona-se pela colega. Mas Antonietta prefere os outros empregados, mais progressivos e vindos de um meio melhor…

Como Eu Passei o Fim do Mundo – 21h30:
Bucareste, 1989 – último ano da ditadura de Ceausescu. Eva, 17, vive com os pais e o irmão de 7 anos, Lalalilu. Eva é bela. Apaixonada pela primeira vez, ela descobre as dolorosas incertezas da adolescência e a complexidade da vida adulta. Eva tem um sonho secreto de que apenas o seu irmão tem conhecimento: fugir da Roménia e viajar pelo mundo.

Estes filmes integram o programa #CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.

O CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque), Ihme Filmi (Finlãndia) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media.