Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 – Apresentação filmes-ensaio

 

Numa sessão aberta ao público, na sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa, serão apresentados os filmes finais das oficinas O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude, realizadas no ano lectivo 2018-2019 por escolas de Lisboa, Sintra, Odivelas, Sobral de Monte Agraço, Évora e Serpa, que trabalharam ao longo do ano a questão ” O que é uma situação no cinema?“. Serão ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes com as mesmas regras do jogo.

Esta sessão conta com a presença de todos aqueles que realizaram (em Portugal) os filmes que irão ser apresentados.

Contamos com a presença dos alunos que integraram em 2018-2019: o Clube de Cinema da Escola Secundária Marquês do Pombal, a Escola Marquesa de Alorna, Escola Secundária Camões, em Lisboa, o Clube de Cinema da Escola EB Moinhos da Arroja em Odivelas, os Clubes de Cinema das Escolas Secundárias Miguel Torga e Matias Aires, em Sintra, o Clube de Cinema da Escola Básica André de Resende em Évora (Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira), o Clube de Cinema de Escola E.B. Sobral de Monte Agraço, o Clube de Cinema e 11º ano da Escola Secundária de Serpa.

E ainda dos professores e cineastas que os acompanharam.

Assim como a presença de todos os novos participantes que no próximo ano estarão também a apresentar os seus próprios filmes e de responsáveis da escola/agrupamento que queiram participar na actividade.

Este é um momento muito especial do projecto, de confronto e de partilha com os outros sobre o trabalho realizado, mas também para pensar sobre o trabalho a realizar neste ano lectivo.