Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2019-2020 / CinEd V – O Espírito da Colmeia de Vitor Erice

 
Para lançar o trabalho do projecto Cinema, cem anos de juventude 2019-2020, sobre o tema “A Sensação no Cinema”, foi apresentado no dia 15 de Outubro de 2019, na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa, o filme “O Espírito da Colmeia”, de Victor Erice. A seguir à projecção iniciou-se uma conversa muito participada sobre a forma como o realizador criou as sensações do seu filme para melhor nos contar a sua história.
 
Esta sessão juntou os participantes, de Lisboa, Odivelas, Sintra, Serpa, Sobral de Monte Agraço, do projecto internacional “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude” – jovens, professores e cineastas – que participam nas oficinas ao longo do ano lectivo 2018-2019 assim como os partcipantes do ano 2019-2020.
 
Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, são organizadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, e fazem parte do projecto internacional “Le Cinéma, cents ans de jeunesse” coordenado pela Cinemateca francesa.
 
Este projecto conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Sintra, do Instituto Camões-CCP Paris e da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.