Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude – apresentação dos filmes-ensaio

 
Quando:
14. 11. 2018 @ 15:30 – 18:30
Onde:
Cinemateca Portuguesa
Rua Barata Salgueiro 39
Lisboa
Categorias:

Pelas 15h30, numa sessão aberta ao público, na sala Félix Ribeiro, serão apresentados os filmes finais das oficinas “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude” realizadas no ano lectivo 2017/2018 por escolas de Lisboa, Odivelas, Sintra, Serpa, Vila Nova de S. Bento e Mértola, que trabalharam ao longo do ano o tema: “Lugares, histórias, no cinema”. Serão ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes com as mesmas regras do jogo.

Contamos com a presença dos alunos que integraram estas oficinas em 2017/2018 no Agrupamento de Escolas de Mértola, Escola Secundária Miguel Torga, Escola Secundária de Camões, Escola Secundária de Serpa, Escola de Ensino Básico Marquesa de Alorna, Agrupamento de Escolas de Ensino Básico de Moinhos de Arroja e da Escola Básica 1 de Vila Nova de S.Bento (em Serpa). E ainda dos professores e cineastas que os acompanharam.

Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores, alunos, cineastas e parceiros culturais, são coordenadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Os participantes nestas oficinas irão falar sobre os processos de descoberta e de trabalho, sobre a sua própria experiência neste programa pedagógico e estarão abertos a todas as questões que lhes forem colocadas.

Este é um momento muito especial do projecto, de confronto e de partilha com os outros sobre o trabalho realizado, mas também para pensar sobre o trabalho a realizar no ano lectivo em curso.

O projecto em 2017-2018 foi apoiado pelo ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), pelas Câmaras Municipais de Lisboa e de Serpa, pela Cinemateca Francesa e Centro Cultural Português (encontros na Cinemateca Francesa em Paris) e recebeu apoios locais em cada um dos lugares onde decorreu.

No ano lectivo em curso as oficinas decorrem em Lisboa, Sintra, Odivelas, Sobral de Monte Agraço, Évora e Serpa, e integram o novo projecto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian: Academias Gulbenkian Conhecimento.