O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude – Apresentação Filmes-ensaio 2018 e 2019 – Fair Saturday Lisboa

O programa Cinema, Cem Anos de Juventude é um programa internacional de literacia cinematográfica coordenado pela Cinemateca Francesa em colaboração com os seus parceiros em 17 países em tudo o mundo, do Japão à Argentina. Desde 2006 a associação cultural Os Filhos de Lumière é responsável pelo desenvolvimento deste projeto em Portugal, realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e com o apoio financeiro do ICA Instituto do Cinema e do Audiovisual e de várias entidades locais das quais a Câmara Municipal de Lisboa, do Instituto Camões-CCP Paris e da Fundação Calouste Gulbenkain no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.
Este programa experimenta uma pedagogia do cinema no meio escolar que articula, uma forma de ver, ouvir e pensar o cinema, através da experimentação prática (da realização), com o recurso permanente a excertos de filmes de todas as épocas e países. Em cada ano é definida uma nova questão de cinema que serve de mote à descoberta desta arte. Neste sentido, são também definidas regras de jogo comuns a todos os países para a realização de exercícios práticos de filmagem e de um filme-ensaio (apresentado no final de cada ano).
Os filmes a apresentar no Teatro da Comuna integram este programa e por isso são pensados, escritos e realizados pelas crianças e jovens participantes nas oficinas das escolas: Escola Secundária de Camões, Escola Secundária Marquês de Pombal, Escola Básica Marquesa da Alorna (Lisboa) e Escola Secundária Miguel Torga (Sintra).
Filmes apresentados:
– Carioca de Limão – Escola Secundária Marquês de Pombal (2109 – tema trabalhado: A Situação)
– Mãe e Filha – Escola Secundária Miguel Torga, Sintra (2019 – tema trabalhado: A Situação)
– Espelho – Escola Secundária de Camões (2019 – tema trabalhado: A Situação)
– O Tempo da Valsa – Escola EB 2.3 Marquesa de Alorna (2018 – tema trabalhado: Lugares Histórias)