Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Seminário Images/Sons & Sciences Sociales – Educação ao Cinema em bairros populares: a experiência de Os Filhos de Lumière

 
Quando:
26. 03. 2014 @ 09:30 – 12:30
Onde:
Espace Culture - Université Lille 1
Cité Scientifique - 59655 Villeneuve d'Ascq
France
Categorias:

O VALOR DA AMIZADE 01BLG2

EDUCAÇÃO AO CINEMA EM BAIRROS POPULARES : A EXPERIÊNCIA DE OS FILHOS DE LUMIERE, nos arredores a sul de Lisboa (Portugal) – com a presença dos cineastas Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet

Apresentação do projecto de educação ao cinema destinado a crianças e adolescentes que a associação Os Filhos de Lumière desenvolve na comunidade rural de Serpa (Alentejo) e nos bairros populares da Moita na periferia sul de Lisboa. Filmes de crianças e adolescentes apoiados por cineastas, Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet vêm testemunhar a sua experiência de artistas empenhados na transmissão do gesto cinematográfico na companhia de Jacques Lemière do Institut de sociologie e d’anthropologie de L’Université de Lille.

Qual o contexto social, cultural? Que relação habitual tem com as imagens e os sons? Que pedagogia é aplicada? Qual a relação no processo entre os artistas e os professores (nas escolas) destas crianças e destes jovens? Quais os efeitos desta educação ao cinema? E o que dizem e mostram estes filmes?

Em 2014, os dois dispositivos pedagógicos Cinema, cem anos de juventude e O Primeiro Olhar em desenvolvimento nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o mais recente projecto desta associação “O Mundo á Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS / Práticas Artísticas para a Inclusão Social, um programa promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.