Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Mai 102018
 

A décima sessão da oficina Cined - Crescer com o Cinema, do programa CinEd, teve lugar na Cinemateca Portuguesa na quarta-feira 9 de Maio de 2018 juntando professores e alunos com Teresa Garcia e Djanira Oliveira, formadoras da associação cultural Os Filhos de Lumière.

Conteúdos da terceira sessão
- Visionamento do filme A Rapariga mais Feliz do Mundo, de Radu Jude
- Apresentação do filme e conversa a seguir a projecção
- Estabelecer relações entre o filme apresentado e outros filmes da colecção CinEd,
  neste caso Pierrot le Fou (Pedro o Louco), de Jean-Luc Godard e O Sangue, de Pedro Costa.

As sessões de "CinEd - Crescer com o Cinema" alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.
O filme integra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.

O CinEd associa Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Itália), NexT et Asociația Culturală Macondo (Roménia), SEVEN (Bulgária), Asociace českých filmových klubů - AČFK (República Checa), IhmeFilmi (Finlândia), A Bao A Qu (Espanha), Cinémathèque Française, Institut français (França), e é apoiado pela Europa Criativa / programa Media.