Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jan 292020
 



No dia 28 de Janeiro de 2020 a tarde, segundo dia do "Mid-Term Meeting" de CinEd V (2019-2020) decorreu no Institut Français de Praga,  a continuação do encontro dos parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido por Association of Czech Film Clubs ACFK, responsável pelo desenvolvimento de CinEd na República Checa, em parceria com o Institut Français.

Na primeira parte desta tarde teve lugar uma apresentação pública do projecto CinEd. 
Participaram nesta apresentação:
- Vlaďka Chytilová et Anna Bartošková, da Europa Creativa
- Radana Korená, presidente da Associação dos CineClubes da República Checa
- Fanette Escallier, adida cultural no Institut Français de Praga
- Marion Thévenot, responsável do polo cinema francês no Institut Français (em Paris)
- Pavel Bednařík, presidentede uma associação de educação ao cinema

Na segunda parte da tarde teve lugar uma mesa redonda dedicada a partilha de experiencias de trabalhos com o projecto CinEd.
Participaram nesta mesa redonda:
- Ralitsa Assenova: CinEd num antigo país comunista
- Pavel Bednařík: CinEd na República Checa
- Ivana Lipovska: testemunhos de tutor e alunos

- Alexandra Forejtová Lipovská: a colaboração do CinEd com centros culturais
- Jiří Forejt, a metodologia CinEd

No final do dia foi apresentado um filme checo da colecção CinEd O Tigre Azul para alunos de varias escolas checas seguida de uma conversa com o realizador.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa.