Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Fev 222017
 


Uma Pedra no Bolso,  de Joaquim Pinto,  foi apresentado na terça-feira 21 de Fevereiro de 2017 na Cinemateca Portuguesa no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinE, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.

A projecção foi seguida de uma conversa com o Francisco Valente, autor do caderno pedagógico deste filme e Teresa Garcia da associação Os Filhos de Lumière. 

O CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos desta sessão é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.