Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jun 272016
 
Os "jovens programadores" do Cineclube das Gaivotas vão apresentar Grazuolé de Arūnas Žebriūnas no sábado 16 de Julho de 2016 ás 15h00 na Cinemateca Portuguesa

O título do filme de Arūnas Žebriūnas refere o nome da sua jovem protagonista de nove anos, que enfrenta a estigmatização de outras crianças na escola por supostos problemas familiares. No contexto soviético dos anos sessenta, Gražuolé (estreado em 1969) detém‐se na relação entre pais e lhos, na vulnerabilidade das relações humanas, e na crueldade própria da infância. Conhecido internacionalmente como "Beauty" ou "The Beautiful Girl". Primeira exibição na Cinemateca, a apresentar em cópia digital. (in programa da Cinemateca - Julho 2016)

As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores (Cineclube das Gaivotas), e por outro lado a inovação na forma de ir ao encontro dos jovens espectadores em geral.

A programação de filmes implica ver os mesmos com atenção, de modo a conhecer o trabalho dos realizadores, estabelecer relações, pensar como apresentar o filme ao público: as formas de acompanhá-lo, divulgá-lo, e assim possibilitar a descoberta e a apreciação do mesmo. Ao desenvolver estes processos, os jovens programadores criam uma ligação particular com o cinema que veem e programam, e transmitem a outros jovens.

Os parceiros que integram o projecto Moving Cinema são: A Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière (Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido)