Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jun 122015
 

Foram apresentados no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, na Moita, em 11 de Junho de 2015 os filmes-ensaio realizados por jovens da Escola EB 1 Vale da Amoreira e da Escola EB 2/3 Vale da Amoreira: "A Super Banda" e "As Amigas" assim como os respectivos Making of, "Filmando A Super Banda" e "Filmando As Amigas".

No ano lectivo 2014-2015 os alunos de 2º ano da Escola Básica de Vale da Amoreira e o clube de cinema da Escola Básica 2/3 de Vale da Amoreira participaram no projecto pedagógico de educação ao cinema “Cinema, Cem Anos de Juventude”.

O projecto que integra actualmente onze países (na Europa e além mar) mostra a importância de aliar a análise à prática, a formação do olhar com a experiência de criação. Durante um ano lectivo inteiro é explorada uma questão de cinema, neste caso "O Intervalo".

Organizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, o programa pedagógico “Cinema, Cem Anos de Juventude” (que integra o programa mais vasto “O Mundo à Nossa Volta”) é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Cinemateca Francesa e é apoiado pelo programa PARTIS / Fundação Calouste Gulbenkian, ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, pelas Câmaras Municipais de Lisboa, Serpa e Moita. Para além das entidades citadas, são ainda parceiros deste programa, entre outros: DNA Lisboa, Institut Français du Portugal, e todas as escolas participantes.