Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Nov 152021
 
Nos dias 12 e 13 de Novembro 2021 tiveram lugar na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema as sessões iniciais de formação do programa europeu CinEd 2.0

Um total de 19 professores, formadores e tutores, assim como as instituições parceiras da CinEd, trabalharam numa nova e inovadora ferramenta pedagógica.

Foram abordadas questões importantes como : como podemos ligar um filme às disciplinas escolares que partem do filme? Com os filmes da colecção CinEd 2.0 serão criados recursos pedagógicos que provêm dos filmes e das questões que estes levantam, em vez de nos limitarmos a utilizar filmes para marcar uma posição na sala de aula.

Paisagens, representações de género, sociedade e valores, património e (não)transmissão estão presentes nos filmes do CinEd 2.0 de várias origens e épocas. Eles serão ligados a disciplinas e temas escolares, tais como geografia, ambiente, educação cívica e moral, história, ou língua e cultura.

  
  
  
  
  
  
  
  
  
  

O programa CinEd 2.0 agora coordenado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema associa 13 parceiros europeus em 10 países (Alemanha - DFF - Deutsches Filminstitut & Filmmuseum e Deutsche Filmakademie / Bulgária - Arte Urbana Collectif / Croatia - Shadow Caster / Espanha – Associação A Bao A Qu / Finlândia – IhmeFilmi / Italia – GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - Asociația ARTA e Associação Contrasens / Lituânia - Meno Avilys) assim como o parceiro tecnológico MOG Technologies (Portugal).

O projecto CinEd 2.0 tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc, da Câmara Municipal de Lisboa e do IEFP.