Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Abril 2016 – Junho 2017

Abr
15
Sex
2016
NO PAÍS DO CINEMA – CINED – MOVING CINEMA : Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto @ Auditório Soror Mariana
Abr 15 @ 21:30 – 23:45

Uma Pedra no Bolso

Sessão seguida de conversa com as cineastas Teresa Garcia e Rossana Torres da Associação Os Filhos de Lumière, organizada em parceria com o Cinema-Fora-dos-Leões, no âmbito dos programas europeus CinEd e Moving Cinema-

Jul
13
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – A Rapariga mais Feliz do Mundo de Radu Jude @ Polo Cultural das Gaivotas/Boavista
Jul 13 @ 21:30 – 23:30
Happiest Girl in the WorldBLG2
A Rapariga mais Feliz do Mundo, de Radu Jude (Roménia, 2009), será apresentado na quarta-feira 13 de Julho de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, em Lisboa.
Esta segunda sessão do ciclo de cinema No País do Cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será a primeira projecção ao ar livre de um conjunto de seis, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.
Este filme integra ainda o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.
O CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Ago
10
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Pedro o louco, de Jean-Luc Godard @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 10 @ 21:30 – 23:45
pierrot-le-fou
Pedro o Louco (Pierrot le Fou), de Jean-Luc Godard, será apresentado na quarta-feira 10 de Agosto de 2016 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na quarta sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com O Cinema Fora dos Leões em Évora.
Esta sessão integra-se na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco, e será já a terceira projecção ao ar livre de um conjunto de cinco, programadas pela associação, que se prolongarão até Setembro.Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema.
Ago
24
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / MOVING CINEMA – Os Chapéus de Chuva de Cherbourgo, de Jacques Demy @ Pólo Cultural Gaivotas-Boavista
Ago 24 @ 21:30 – 23:45

les parapluies

Quinta sessão do ciclo No País do Cinema, organizada com o apoio do Institut Français du Portugal.

Esta será a penúltima sessão integrada na programação de Verão no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, Lusco-fusco.

Este filme integra o programa europeu Moving Cinema.

Set
14
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – O Espirito da Colmeia, de Victor Erice @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Set 14 @ 18:00 – 20:30

el_espiritu_de_la_colmena_02

Oitava sessão do ciclo No País do Cinema em Lisboa, na Rua das Gaivotas 6.

O ciclo prolongar-se-á até Dezembro com programação mensal na Rua das Gaivotas 6. 

 

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

Out
5
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED – Shelter de Dragomir Sholev @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 5 @ 18:00 – 20:15
Shelter 02
Shelter, de Dragomir Sholev, será apresentado na quarta-feira, 5 de Outubro de 2016, às 18h00, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, no âmbito do ciclo No País do Cinema, da associação Os Filhos de Lumière em Lisboa e do Cinema-Fora-dos Leões em Évora.

Este filme integra o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.

CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
Out
15
Sáb
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED / MOVING CINEMA – Em Construção, de José Luis Guerin @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Out 15 @ 21:00 – 23:45

en-construccion-01blg2

No âmbito de uma parceria com o Arquitecturas Film Festival, exibição do filme Em Construção (En Construcción) de José Luis Guerin seguido de uma conversa com os convidados José Manuel Martins, João Soares e Jorge Branquinho com curadoria de Luís Ferro.

Conversa

Para além da renovação do ambiente físico construído, a reabilitação urbana pressupõe uma profunda e invisível transformação interior. De acordo com Pierre Nora, a memória humana está ancorada aos espaços que habitamos física e mentalmente (Nora, 1989), e a sua transformação implica necessariamente uma revisão das noções de identidade e de memória individual e coletiva, uma vez que esses lugares são os fios que unem o passado ao presente. Os filmes En Construcción (2001) e Henriqueta, Uma Cartografia Íntima (2008-2012) exploram as noções de identidade e memória associadas à reabilitação urbana e serão comentados por um coletivo de cineastas e académicos ligados aos domínios da Arquitetura, Cinema, Filosofia e Sociologia.

Curadoria de Luís Ferro
Produção:Os Filhos de Lumière
Parcerias Institucionais: Coleção B e RUA DAS GAIVOTAS 6

Convidados:
José Manuel Martins (Diretor do Departamento de Filosofia da UÉ),
João Soares (Diretor do Programa de Doutoramento em Arquitetura da UÉ)
Jorge Branquinho (Cinema-fora-dos Leões)

Este filme integra os programas europeus CinEd e Moving Cinema

 

Nov
2
Qua
2016
NO PAÍS DO CINEMA / CINED: Como Eu Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu @ Rua das Gaivotas 6 / Os Filhos de Lumière
Nov 2 @ 18:30 – 21:00

the-way-i-spent01blg2

 

Como Eu Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu, será apresentado na quarta-feira 2 de Novembro de 2016, às 18h00, no espaço Rua das Gaivotas6, em Lisboa.

Cópia em versão original com legendas em português.

Bucareste, 1989 – último ano da ditadura de Ceausescu. Eva, 17, vive com os pais e o irmão de 7 anos, Lalalilu. Eva é bela. Apaixonada pela primeira vez, ela descobre as dolorosas incertezas da adolescência e a complexidade da vida adulta. Eva tem um sonho secreto de que apenas o seu irmão tem conhecimento: fugir da Roménia e viajar pelo mundo.

Sessão seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière

 Este filme integra o programa europeu CinEd da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière em Portugal.

Jan
24
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – A Rapariga mais Feliz do Mundo de Radu Jude @ Cinemateca Portuguesa
Jan 24 @ 10:30 – 13:00

Happiest Girl in the WorldBLG2

Projecção do filme de Radu Jude seguida de uma conversa com uma equipa formada por cineastas e técnicos de cinema presente para dinamizar a sessão.

Este é também o lançamento da Plataforma do CinEd onde estarão disponíveis os filmes e recursos pedagógícos indispensáveis para o trabalho a desenvolver dirigido aos professores que estará activa a partir da segunda semana de Janeiro.

O CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinema Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas – filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar – desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema. (Mais informação em www.cined.eu.)

Todos os filmes da Colecção CinEd terão ainda legendas disponíveis nas 8 línguas dos países envolvidos e serão acompanhados por cadernos pedagógicos criados a partir de uma carta comum a todos os países, com critérios e regras partilhadas, que servirão de base de trabalho para professores, formadores, monitores e todos os interessados em desenvolver projectos de educação para o cinema.

Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento destes cadernos pedagógicos em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.

Jan
27
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Pedro o Louco de Jean-Luc Godard @ Cinema Ideal
Jan 27 @ 10:30 – 13:00

pierrot-le-fou

Projecção do filme de Jean-Luc Godard seguida de uma conversa com uma equipa formada por cineastas e técnicos de cinema presente para dinamizar a sessão.

Este é também o lançamento da Plataforma do CinEd onde estarão disponíveis os filmes e recursos pedagógícos indispensáveis para o trabalho a desenvolver dirigido aos professores que estará activa a partir da segunda semana de Janeiro.

O CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinema Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas – filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar – desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema. (Mais informação em www.cined.eu.)

Todos os filmes da Colecção CinEd terão ainda legendas disponíveis nas 8 línguas dos países envolvidos e serão acompanhados por cadernos pedagógicos criados a partir de uma carta comum a todos os países, com critérios e regras partilhadas, que servirão de base de trabalho para professores, formadores, monitores e todos os interessados em desenvolver projectos de educação para o cinema.

Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento destes cadernos pedagógicos em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.

Fev
21
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Uma Pedra no Bolso, de Joaquim Pinto @ Cinemateca Portuguesa
Fev 21 @ 10:30 – 13:00
Pedra No Bolso_H264_02BLG2
Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto será apresentado na terça-feira 21 de Fevereiro de 2017 às 10h30 na Cinemateca Portuguesa, no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd, organizado em pareceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
O projecto CinEd, da responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière em Portugal, é coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo permitir aos jovens europeus a descoberta da riqueza e da diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos desta sessão é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas – filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar – desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.
Próxima sessão: Em Construção (En Construcción) de José Luis Guerin, no Cinema Ideal, na sexta-feira 24 de Fevereiro às 10h00.
Fev
24
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Em Construcção, de José Luis Guerín @ Cinema Ideal
Fev 24 @ 10:00 – 13:00
En construccion 03
Em Construcção (En Construcción) de José Luis Guerin  será apresentado na sexta-feira 24 de Fevereiro de 2017 às 10h00 no Cinema Ideal, no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
O projecto CinEd, da responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière em Portugal, é coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo permitir aos jovens europeus a descoberta da riqueza e da diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos desta sessão é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas – filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar – desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.
Próxima sessão: Rentrée des Classes (Regresso às Aulas) de Jacques Rozier e Petite Lumière (A Luzinh) de Alain Gomis, na Cinemateca Portuguesa , na terça-feira 21 de Março às 15h30.
Mar
21
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Rentrée des classes, de Jacques Rozier – Petite Lumière, de Alain Gomis @ Cinemateca Portuguesa
Mar 21 @ 15:30 – 18:00

Rentrée des Clases FB CinEdBLG2

Rentrée des classes, de Jacques Rozier e Petite Lumière, de Alain Gomis serão apresentados na terça-feira 21 de Março de 2017 às 15h30 na Cinemateca Portuguesa.

Esta primeira sessão pública do programa CinEd na Cinemateca lança em Portugal o projeto de cooperação europeia coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa, através do seu programa internacional “Cinéma Cent Ans de Jeunesse”, e o apoio financeiro da Europa Criativa via programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências, dinamizado em Portugal por Os Filhos de Lumière Associação Cultural. 

 A plataforma CinEd apresenta-se como um projeto “dedicado à educação cinematográfica, cujo objetivo é dar a conhecer aos jovens a riqueza e a diversidade do cinema, disponibilizando, através de uma plataforma online (www.cined.eu), um conjunto de obras cinematográficas europeias – patrimoniais e contemporâneas –, legendadas em oito línguas, entre as quais o português, que se destinam a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar”. Em Portugal, a apresentação deste Ciclo é simultânea à apresentação dos cadernos pedagógicos elaborados pelo CinEd, com pistas de trabalho sobre os filmes a exibir, “promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula”. Propondo uma seleção de filmes realizados por crianças e jovens, Rentrée des classes de Jacques Rozier, e Petite Lumière de Alain Gomis, a sessão é dinamizada por uma equipa de cineastas-formadores (…)

in Jornal da Cinemateca Portuguesa / Museu do Cinema 

Mar
31
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Rentrée des classes, de Jacques Rozier – Petite Lumière, de Alain Gomis @ Cinema Ideal
Mar 31 @ 10:30 – 13:00
Petite Lumière 02BLG2
Rentrée des classes, de Jacques Rozier e Petite Lumière, de Alain Gomis serão apresentados no Cinema Ideal no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinE, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
A projecção de uma conversa com a equipa da associação Os Filhos de Lumière.
O CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
Abr
27
Qui
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – O Sangue, de Pedro Costa @ Cinemateca Portuguesa
Abr 27 @ 15:30 – 18:15
o sangue 01
O Sangue, de Pedro Costa, será apresentado na Cinemateca Portuguesa no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinE, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
A projecção de uma conversa com a equipa da associação Os Filhos de Lumière.
CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
Mai
23
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA – CINED – Em Construcção de José Luis Guerín @ Cinemateca Portuguesa
Mai 23 @ 15:30 – 18:00
en-construccion-01blg2
Em Construcção (En Construcción) de José Luis Guerín  será apresentado na terça-feira 23 de Maio de 2017 às 15h30 na Cinemateca Portuguesa no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd, organizado pela associação Os Fihos de Lumière em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
O projecto CinEd, da responsabilidade da Associação Os Filhos de Lumière em Portugal, é coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo permitir aos jovens europeus a descoberta da riqueza e da diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos desta sessão é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas – filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto – Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar – desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.

Próxima sessão: Il Posto (O Emprego) no Cinema Ideal , na terça-feira 26 de Maio às 10h30.

Mai
26
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Il Posto ( O Emprego) de Ermanno Olmi @ Cinema Ideal
Mai 26 @ 10:30 – 13:00

Il Posto_12BLG2

 

Il Posto (O Emprego) de Ermanno Olmi será apresentado no Cinema Ideal no âmbito do ciclo de projecção-conversa em volta dos filmes da colecção CinEd.

Jun
2
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – O Espírito da Colmeia @ Cinema Ideal
Jun 2 @ 10:30 – 13:00
O Espírito da Colmeia 06BLG2SITE

O Espírito da Colmeia, de Victor Erice, será apresentado no Cinema Ideal no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinE, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
A projecção de uma conversa com a equipa da associação Os Filhos de Lumière.
CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
Jun
20
Ter
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – L’Intervallo, de Leonardo Di Costanzo @ Cinemateca Portuguesa
Jun 20 @ 15:15 – 18:15
O Intervalo
O Intervalo (l’Intervallo), de Leonardo Di Costanzo, será apresentado na Cinemateca Portuguesa no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinE, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
A projecção de uma conversa com a equipa da associação Os Filhos de Lumière.
CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.
Jun
23
Sex
2017
O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED – Shelter (Podslon), de Dragomir Sholev @ Cinema Ideal
Jun 23 @ 10:30 – 13:00
Shelter 02
Shelter (Podslon), de Dragomir Sholev, será apresentado no Cinema Ideal no âmbito do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinE, organizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal.
A projecção de uma conversa com a equipa da associação Os Filhos de Lumière.
CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.
Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento das versões portuguesas dos cadernos pedagógicos do programa CinEd em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.