Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Janeiro – Fevereiro 2019

Jan
18
Sex
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Exercício @ Escola E.B.2.3 André de Resende - Évora
Jan 18 @ 14:00 – 17:30
No dia 18 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B.2.3 André de Resende, em Évora, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão foram visionados e discutidos fragmentos de filmes relacionados com o tema em trabalho, entre outros Mouchette de Robert Bresson, e iniciou-se a preparação do exercício 3.

Oficina orientada por Ana Eliseu.

 
foto©Cristina Maia
Jan
19
Sáb
2019
CINED IV – O Cinema por Dentro @ Cineclube de Tavira
Jan 19 @ 10:00 – 13:00
No dia 19 de Janeiro de 2019 pelas 10h00 terá lugar no Clube de Tavira, uma oficina de formação para professores e mediatores culturais, O Cinema por Dentro, inserida no programa CinEd, organizada em parceria com o Cineclube de Tavira.

inscrições por mail: filhos.lumiere@gmail.com

O Cinema Por Dentro

Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica.  Apresentação e exploração dos múltiplos recursos pedagógicos produzidos no âmbito dos programas de cooperação europeia (e internacional) de educação ao cinema: CinEd, Moving Cinema e Cinema, Cem Anos de Juventude, disponibilizados em Sites e Plataformas, que poderão vir a ser utilizados mediante uma inscrição gratuita por quem quiser usufruir dessas ferramentas e meios. São lançadas pistas de trabalho sobre uma pedagogia de educação para o cinema, adaptável a diferentes idades, regiões, lugares, meios, dentro e fora da escola, que tem vindo a ser pensada, discutida, experimentada e partilhada há já largos anos com parceiros de vários países do mundo, através do projecto O Mundo à Nossa Volta (que a associação Os Filhos de Lumière coordena em Portugal há já 10 anos).

O projecto O Cinema por Dentro é realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e o Plano Nacional de Cinema (PNC), sendo especialmente relevante nos caminhos que as escolas têm vindo a abrir em métodos educativos alternativos

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.

O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – Filmagem Exercício @ Escola Secundária de Serpa
Jan 19 @ 18:00 – 19:00

No dia 19 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão foram filmados os exercícios 3 relacionados com o tema em trabalho.

Oficina orientada por Teresa Garcia (realização) com José Lã Correia (imagem) e Mafalda Roma (som)

Jan
21
Seg
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercício @ Escola Secundária Miguel Torga
Jan 21 @ 14:00 – 18:00
No dia 21 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão foram filmados os exercícios 2 relacionados com o tema em trabalho.

Oficina orientada por Djanira Oliveira (realização), José Lã Correia (imagem), Mafalda Roma (som) e Sann Gusmão (produção).

Este oficina integra o Programa Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian  

Jan
23
Qua
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercícios @ Escola E.B.2.3 de Sobral de Monte Agraço
Jan 23 @ 14:30 – 16:30
No dia 23 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B.2.3 de Sobral de Monte Agraço fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão prosseguiram as filmagens dos exercícios relacionados com o tema em trabalho.

Este oficina integra o Programa Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
 

Oficina orientada por Teresa Garcia (realização) com José Lã Correia (imagem), Mafalda Roma (som), Simão Cambel (produção)
CINED IV – O Que é o Cinema? @ Centro de Formação Pêro de Alenquer
Jan 23 @ 17:00 – Mar 13 @ 20:00

 

Acção de formação de sensibilização para o cinema, dirigida a professores, educadores e pessoas interessadas por esta actividade artística e a transmissão do da arte cinematográfica dentro e fora da escola.

A associação Os Filhos de Lumière, em parceria com o Centro de Formação Pêro de Alenquer, promove a partir do dia 23 de Janeiro uma acção de formação para professores e adultos interessados: “O Que é o Cinema?“.
A formação foca-se na apresentação e experimentação dos projectos de cooperação europeia dos quais a associação é responsável por desenvolver em Portugal – CinEd, e Cinema, Cem Anos de Juventude.

O programa Europeu CinEd é um projecto apoiado pelo programa MEDIA da Europa Criativa e pelo ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual que envolve a participação de entidades parceiras de outros países europeus – Portugal, Espanha, França, Itália, Bulgária, Roménia, República Checa, Finlândia e Lituânia – que visam a sensibilização para o cinema junto das camadas mais jovens através do contacto com filmes, com cineastas e o apoio de recursos pedagógicos. Estes programas procuram dar a conhecer a experiência e metodologia pensadas e partilhadas entre os vários países, uma plataforma com uma colecção de filmes seleccionada em cooperação com filmes chave dos países participantes e os múltiplos recursos pedagógicos construídos em conjunto, dirigidos a professores e educadores e parte deles ás crianças e jovens, com o objectivo de transmitir novas formas de dar a descobrir e apreciar as obras cinematográficas nacionais e europeias.

Já o programa Cinema, Cem Anos de Juventude, coordenado pela Cinemateca Francesa, (e que integra escolas portuguesas através do projecto: O Mundo à Nossa Volta e desde este ano as Academias do Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian), reúne a uma escala internacional, profissionais de cinema, professores, alunos, salas de cinema, associações e cinematecas. O programa, criado em França em 1995, centra-se numa pedagogia que liga a reflexão e análise de filmes e excertos de filmes com a experiência da realização, dentro e fora da escola, e ainda dinamização de vários encontros entre parceiros e projecções em sala de cinema. Os recursos pedagógicos criados anualmente no âmbito deste programa intimamente ligado ao Cined fazem parte ainda dos recursos trabalhados nesta formação.

A formação O Que é o Cinema? que parte de toda esta experiência e recursos pedagógicos trabalhados em ambos os projectos, terá uma duração de 12h30 dividida em 4 sessões. Serão apresentados e trabalhados os recursos pedagógicos que estes programas europeus disponibilizam, tais como cadernos de reflexão e análise sobre filmes do património cinematográfico europeu e inclui duas projecções de filmes da colecção Cined na presença dos alunos sempre que possível (não é obrigatório). O curso é acreditado pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães.

Calendário
23 de Janeiro (17:00h. – 20:00h.) — 1a sessão – Só com formandos;
6 de Fevereiro (17:00h. – 20:00h.) — 2a sessão – Projecção com formandos e alunos; 27 de Fevereiro (17:00h. – 20:00h.) — 3a sessão – Projecção com formandos e alunos; 13 de Março (17:00h. – 20:00h.) — 4a sessão – Sessão final só com formandos.

Jan
24
Qui
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercício @ Escola Secundária Marquês de Pombal
Jan 24 @ 13:30 – 17:30
 
No dia 24 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema” com a continuação das filmagens dos exercícios 2 relacionados com o tema em trabalho.

Este oficina integra o Programa Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian

Oficina orientada por Rossana Torres e Mafalda Roma com José Lã Correia (imagem) e o apoio de Madalena Jorge (produção).
O MUNDO À NOSSA VOLTA – O PRIMEIRO OLHAR 110 – Filmagem @ Escola Secundária de Camões
Jan 24 @ 18:00 – 22:30
Desde o início do ano lectivo 2018-2019, um grupo de alunos e antigos alunos da Escola Secundária de Camões em Lisboa – que participam ou participaram nas oficinas do programa Cinema, cem anos de juventude, da associação Os Filhos de Lumière, preparam um filme sobre a escola no âmbito fe uma oficina O Primeiro Olhar.
 
Na quinta-feira 24 de Janeiro fizeram uma segunda sessão de filmagens.
Jan
26
Sáb
2019
CINED IV – Crescer com o Cinema – Balanço final @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Jan 26 @ 10:00 – 13:40
A sétima e última sessão da oficina Cined – Crescer com o Cinema, do programa CinEd, teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista no sábado 26 de Janeiro de 2019 juntando professores com os formadores da associação cultural Os Filhos de Lumière.
 
Os professores das varias escolas envolvidas deram conta do trabalho feito com os alunos sobre a materia dos filmes visionados, os cadernos pedagógicos e os filmes pedagógicos disponiveis através da plataforma CinEd e partilharam as suas experiências.
 
Foi também o momento de partilhar a experiência da sessão prática realizada no âmbito desta formação no dia 1 de Dezembro.
 
As sessões de “Cined – Crescer com o Cinema” alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projecções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.
Jan
30
Qua
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Exercício @ Escola Secundária de Camões
Jan 30 @ 14:00 – 16:00

 

 
No dia 30 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, fizeram  mais uma sessão  da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema”  inserido no projecto O Mundo à Nossa Volta. Durante esta sessão foram anaizados fragmentos de filmes e preparados as filmagens dos exercícios 3 relacionados com o tema em trabalho.
Oficina orientada por Ana Eliseu (realização) com Sann Gusmão (produção)
Jan
31
Qui
2019
CINED IV – Filmes em eco: Nanuk, o Esquimó @ Cinemateca Júnior
Jan 31 @ 10:00 – 12:30

Na quinta-feira 31 de Janeiro de 2019 será apresentado na Cinemateca Portuguesa  o filme de Robert J.Flaherty “Nanuk, o Esquimó” seguida de uma conversa sobre as correspondências que existem entre este filme e alguns filmes da colecção CinEd.

Inserido nas acções de formação do projecto CinEd, o programa “Filmes em Eco” tem por objectivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos professores com um grupo de alunos no decorrer da formação Crescer com o Cinema I, e consiste num exercício de apropriação da metodologia para trabalhar filmes, que não pertencendo à colecção CinEd, são sugeridos nos cadernos pedagógicos, na rubrica “Filiações e Correspondências”, e que prolongam o diálogo entre filmes dos países do cinema. Esta formação curta compõe-se de uma sessão de trabalho conjunto entre formadores e formandos para discutir ligações entre os filmes (o filme seleccionado um a projectar e os três da colecção já projectados anteriormente) e propor pistas pedagógicas para a análise do filme (antes e depois da projecção); uma projecção-conversa, em sala, com cineastas cineastas, professores e alunos; e uma sessão de trabalho autónomo dos professores com os alunos com acompanhamento dos cineastas formadores (tutoria).

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.

O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Exercício @ Escola Secundária Marquês de Pombal
Jan 31 @ 14:00 – 16:00

No dia 31 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema” com o visionamento do material filmado para os exercícios 2 e a preparação dos exercícios 3 relacionados com o tema em trabalho.

Este oficina integra o Programa Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian

Oficina orientada por Rossana Torres e Mafalda Roma.
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercício @ Escola E.B.2.3 Marquesa de Alorna
Jan 31 @ 15:40 – 17:30

No dia 31 de Janeiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B.2.3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão foram filmados os exercícios 3 relacionados com o tema em trabalho.

Oficina orientada por Teresa Garcia (realização) com José Lã Correia (imagem), Mafalda Roma (som) e Simão Chambel (produção)

Fev
4
Seg
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Exercício @ Escola Secundária Miguel Torga
Fev 4 @ 14:00 – 17:00
No dia 4 de Fevereiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão foram visionados e montados os “rushes” filmados para os exercícios 2 relacionados com o tema em trabalho.

Este oficina integra o Programa Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
 

Oficina orientada por Djanira Oliveira (realização) com Sann Gusmão (montagem, produção).
Fev
5
Ter
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Exercício @ Escola Secundária Matias Aires
Fev 5 @ 14:10 – 16:00
No dia 5 de Fevereiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Matias Aires, em Agualva, Sintra, fizeram  mais uma sessão  da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema”  inserido no projecto O Mundo à Nossa Volta. Durante esta sessão foram visionados excertos de filmes e preparado a rodagem dos exercícios 3 relacionados com o tema em trabalho.
Oficina orientada por Luís Alves de Matos (realização) com Simão Chambel (produção) .
Fev
6
Qua
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercício @ Escola Secundária de Camões
Fev 6 @ 14:00 – 16:00
No dia 6 de Fevereiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, fizeram  mais uma sessão  da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema”  inserido no projecto O Mundo à Nossa Volta. Durante esta sessão foram filmados os exercícios 3 relacionados com o tema em trabalho.
Oficina orientada por Ana Eliseu (realização) com Sann Gusmão (imagem e produção), Mafalda Roma (som),  e o apoio de Madalena Jorge.
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercícios @ Escola E.B.2.3 de Sobral de Monte Agraço
Fev 6 @ 14:30 – 16:30
No dia 6 de Fevereiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B.2.3 de Sobral de Monte Agraço fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão prosseguiram as filmagens dos exercícios relacionados com o tema em trabalho.

Este oficina integra o Programa Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian
 

Oficina orientada por Teresa Garcia (realização) com José Lã Correia (imagem) e Simão Chambel (som e produção)
CINED IV – O Que é o Cinema? @ Centro de Formação Pêro de Alenquer
Fev 6 @ 17:00 – 20:00

No dia 6 de Fevereiro de 2019 teve lugar no Centro de Formação de Pêro Alenquer, uma segunda sessão da oficina de formação para professores e mediatores culturais,  O que é o cinema?, inserida no programa CinEd, organizada em parceria com o Centro de Formação de Pêro Alenquer.

O projecto  O que é o cinema? é realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e o Plano Nacional de Cinema (PNC), sendo especialmente relevante nos caminhos que as escolas têm vindo a abrir em métodos educativos alternativos

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.

Fev
7
Qui
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema cem anos de juventude – Filmagem Exercício @ Escola Básica Moinhos da Arroja
Fev 7 @ 14:00 – 16:00
No dia 7 de Fevereiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B. Moinhos da Arroja, em Odivelas fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta sessão prosseguiram as filmagens dos exercícios relacionados com o tema em trabalho.
 
Oficina orientada por João Rosas (realização), Sann Gusmão (imagem e produção) e Simão Chambel (som e produção)
Fev
8
Sex
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – Montagem Exercícios @ Escola Secundária de Serpa
Fev 8 @ 14:30 – 16:30

No dia 8 de Fevereiro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa, fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2018-2019 sobre o tema “A Situação no Cinema“. Durante esta primeira sessão de montagem foram escolhidas as “takes” filmadas dos exercícios 2 e 3 relacionados com o tema em trabalho.

Oficina orientada por Teresa Garcia (realização) com Pierre-Marie Goulet (montagem) e Simão Chambel (apoio técnico)