Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Outubro 2019 – Março 2020

Out
26
Sáb
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2019-2020 – Formação inicial Portugal @ Biblioteca do Cinema Europa - Campo de Ourique
Out 26 @ 10:00 – 18:00
Decorreu no dia 26 de Outubro de 2019 na Biblioteca do Cinema Europa em Campo de Ourique, Lisboa, a formação inicial para o programa Cinema cem anos de juventude 2019-2020, dispositivo internacional de educação ao cinema em que esta associação participa pelo décimo quarto ano consecutivo.
 
O encontro de formação teve como principais objectivos: lançar pistas de trabalho sobre o tema deste ano (a sensação no cinema), através da análise de excertos de filmes, informação sobre as regras do jogo, a apresentação e intercâmbio metodológico entre participantes e apresentação das ferramentas pedagógicos.
 
A formação juntou cineastes, formadores e professores das escolas onde este projecto está implantado, em Lisboa, Odivelas, Sintra, Serpa, Évora, Almodovar e Sobral de Monte Agraço.
 
Coordenado em Portugal pela Associação Os Filhos de Lumière, cerca de 200 crianças e jovens, 26 professores orientados por cineastas e técnicos de cinema participam neste programa pedagógico descobrindo filmes chave da história do cinema e experimentando uma das artes mais  secretas e desconhecidas como frizou Victor Erice.
 
Este projecto é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Sintra, do Instituto Camões-CCP Paris e da Fundação Calouste Gulbenkain no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.
Nov
19
Ter
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude @ Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho - Almodôvar
Nov 19 @ 14:45 – 17:45
No dia 19 de Novembro de 2020 os alunos do Clube de Cinema da Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho, em Almodôvar, fizeram mais uma sessão da oficina do programa Cinema, cem anos de juventude 2019-2020 sobre o tema “A Sensação no Cinema“, inserido no projecto O Mundo à Nossa Volta. Durante esta sessão foram analisados fragmentos de filme relacionados com o tema em trabalho. 
 
Oficina orientada por Rossana Torres (realização) .
Mar
23
Seg
2020
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2020-2021 – Diário das Sensações @ Blog Cinémathèque Française
Mar 23 – Out 3 all-day
O programa pedagógico “Cinema, cem anos de juventude” adaptou-se à situação gerada pela pandemia do coronavirus e a impossibilidade de realizar, por enquanto, os filmes-ensaio (filmes finais) sobre o tema do ano “as sensações no cinema”. 
 
Assim todos os parceiros propuseram às crianças e jovens – mas também aos professores e aos cineastas-formadores – filmar pequenos momentos da vida quotidiana, relatando as suas sensações: diferença entre o interior e o exterior, o que se vê e ouve da sua janela, o que sentimos, os pequenos detalhes aos quais geralmente não prestamos atenção, o que é novo … 
Com um smartphone, tablet ou outro, todos filmam uma sensação da sua vida quotidiana. 
 
Estes pequenos filmes de todo o mundo, em 16 país: da Argentina ao Japão passando por Portugal, podem ser encontrados no blog do projecto gerido pela Cinemateca francesa onde são colocados á medida que são realizados.