Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

 

Junho 2019 – Fevereiro 2020

Jun
15
Sáb
2019
CINED IV – Filmes em eco – Petite Lumière (Luzinha), de Alain Gomis e Zéro de Conduite (Zero em Comportamento), de Jean Vigo @ Cinemateca Júnior
Jun 15 @ 15:00 – 17:30

No sábado 15 de Junho de 2019 às 15h00 serão apresentados na Cinemateca Júnior os filmes Zéro de Conduite (Zero em Comportamento) de Jean Vigo e Rentrée des Classes (Regresso às Aulas) de Jacques Rozier seguida de uma conversa sobre as correspondências que existem entre estes filmes e alguns filmes da colecção CinEd.

Inserido nas acções de formação do projecto CinEd, o programa “Filmes em Eco” tem por objectivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos professores com um grupo de alunos no decorrer das formações CinEd e consiste num exercício de apropriação da metodologia para trabalhar filmes, que não pertencendo à colecção CinEd, são sugeridos nos cadernos pedagógicos, na rubrica “Filiações e Correspondências”, e que prolongam o diálogo entre filmes dos países do cinema.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.

Jul
24
Qua
2019
No País do Cinema – Lusco Fusco: Ici, de Pierre-Marie Goulet e Como Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Jul 24 @ 21:30 – 23:55

Sessão ao ar livre no pátio do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Ici, de Pierre-Marie Goulet e Como Passei o Fim do Mundo, de Catalin Mitulescu no âmbito do projecto “No País do Cinema“seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière.

Pelo quarto ano consecutivo, o projecto “No País do Cinema” da associação Os Filhos de Lumière integra-se na programação de Verão do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Lusco-Fusco. Entre Julho e Setembro serão apresentados um conjunto de dezasseis filmes (em dez sessões) programados pela associação sobre o tema “Cá Dentro, Lá Fora”, em projecções ao ar livre no Pátio do Pólo, na Rua das Gaivotas 8.  Entrada livre. 
Set
9
Seg
2019
CINED V – O Que é o Cinema? @ Escola Secundária Manuel Arriaga - Horta
Set 9 all-day
Nos dias 9, 11 e 13 de Setembro de 2019 terá lugar na Escola Secundária Manuel Arriaga, uma oficina de formação para professores e mediatores culturais, O que é o cinema?, do programa CinEd, organizada em parceria com o Cineclube do Faial, na Horta.
Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica.  Apresentação e exploração dos múltiplos recursos pedagógicos produzidos no âmbito dos programas de cooperação europeia (e internacional) de educação ao cinema: CinEd, Moving Cinema e Cinema, Cem Anos de Juventude, disponibilizados em Sites e Plataformas, que poderão vir a ser utilizados mediante uma inscrição gratuita por quem quiser usufruir dessas ferramentas e meios. São lançadas pistas de trabalho sobre uma pedagogia de educação para o cinema, adaptável a diferentes idades, regiões, lugares, meios, dentro e fora da escola, que tem vindo a ser pensada, discutida, experimentada e partilhada há já largos anos com parceiros de vários países do mundo, através do projecto O Mundo à Nossa Volta (que a associação Os Filhos de Lumière coordena em Portugal há já 10 anos).
 
 
 
Inscrições: filhos.lumiere@gmail.com
 
O projecto O que é o cinema? é realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e o Plano Nacional de Cinema (PNC), sendo especialmente relevante nos caminhos que as escolas têm vindo a abrir em métodos educativos alternativos
Set
28
Sáb
2019
CINED V – Crescer com o Cinema VI @ Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro - Lumiar
Set 28 @ 10:00 – Dez 14 @ 16:30
A associação cultural Os Filhos de Lumière está a organizar uma nova formação de educação ao cinema para professores, mediadores culturais e adultos interessados – Crescer com o Cinema – que se irá realizar em Lisboa no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar.
 
Esta iniciativa do projecto CinEd será iniciada já a partir do próximo dia 28 de Setembro de 2019 (no qual serão realizadas as duas primeiras sessões desta acção) e se prolongará até meados do mês de Dezembro. Esta é uma formação que pretende envolver professores e professores bibliotecários (que possam também envolver um grupo de alunos na formação), mediadores culturais e outros adultos interessados.
 
A formação está assente na transmissão de uma metodologia participativa e inovadora através do contacto com a linguagem e a matéria do cinema, de uma criteriosa selecção de filmes disponíveis na plataforma CinEd e da experimentação prática dos múltiplos recursos pedagógicos trabalhados em cooperação pelos nove parceiros europeus.
 
A formação está dividida em 7 sessões, ao longo de três meses, e inclui 40 horas de formação (20 horas presenciais e 20 horas de trabalho autónomo) e é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães.
 
informação e inscrição: filhos.lumiere@gmail.com
 
O calendário das sessões é o que se apresenta abaixo:
 
Crescer com o Cinema VI – Lisboa 2019
1ª e 2ª sessões// 28 de Setembro – Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (10h00-12h30)/(14:30h-17:30h)
3ª sessão// 9 de Outubro – 1ª projecção – Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30-12h30)
4ª sessão// – 23 de Outubro – 2ª projecção – Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30 – 12h30)
5ª sessão// 16 de Novembro – Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30-12h30)
6ª sessão// 4 de Dezembro – 3ª projecção – Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (09h30 – 12h30)
7ª sessão// 14 de Dezembro – Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (hora da sessão a definir)
Out
5
Sáb
2019
CINED V – 1º Encontro Operadores em região, formadores @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Out 5 @ 09:45 – 18:00

No dia 5 de Outubro de 2019 teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista o 1º encontro de formação e reflexão sobre as metodologias e pedagogia do projecto CinEd dos programas de educação ao cinema que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver, ao longo de todos estes anos de prática e reflexão.

Este encontro pretende juntar formadores, cineastas e profissionais ligados à área do cinema assim como colaboradores e parceiros das iniciativas dos Filhos de Lumière para dialogar e pensar sobre a transmissão do cinema, através dos recursos pedagógicos acessíveis nas diferentes plataformas dos programas em que a associação está envolvida e sobretudo sobre a metodologia assente na criação e processo cinematográfico como forma de trabalhar a sétima arte com crianças, jovens, professores, mediadores culturais e todas as pessoas interessadas nesta actividade.

O objectivo é também alargar o numero de colaboradores, de parceiros, de pessoas sensíveis a esta actividade, interessados em desenvolver e disseminar estes programas e recursos, esta metodologia, em várias zonas do país.

Out
15
Ter
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude 2019-2020 / CinEd V – O Espírito da Colmeia de Vitor Erice @ Cinemateca Portuguesa
Out 15 @ 10:30 – 13:00
Para lançar o trabalho do projecto Cinema, cem anos de juventude 2019-2020, sobre o tema “A Sensação no Cinema”, foi apresentado no dia 15 de Outubro de 2019, na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa, o filme “O Espírito da Colmeia”, de Victor Erice. A seguir à projecção iniciou-se uma conversa muito participada sobre a forma como o realizador criou as sensações do seu filme para melhor nos contar a sua história.
 
Esta sessão juntou os participantes, de Lisboa, Odivelas, Sintra, Serpa, Sobral de Monte Agraço, do projecto internacional “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude” – jovens, professores e cineastas – que participam nas oficinas ao longo do ano lectivo 2018-2019 assim como os partcipantes do ano 2019-2020.
 
Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, são organizadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, e fazem parte do projecto internacional “Le Cinéma, cents ans de jeunesse” coordenado pela Cinemateca francesa.
 
Este projecto conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Sintra, do Instituto Camões-CCP Paris e da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa Academias Gulbenkian do Conhecimento.
Out
22
Ter
2019
CINED V – Crescer com o Cinema V – Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto @ Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra
Out 22 @ 10:00 – 13:00
A terceira sessão da oficina Cined – Crescer com o Cinema V, do programa CinEd, teve lugar no Centro Cultura Olga Cadaval, em Sintra, no dia 22 de Outubro de 2019, juntando professores e alunos com Teresa Garcia e Luís Alves de Matos, formadores da associação cultural Os Filhos de Lumière.
 
Conteúdos da sexta sessão (Grupo 1):
– Visionamento do filme Uma Pedra no Bolso, de Joaquim Pinto
– Apresentação do filme e conversa a seguir a projecção
 
As sessões de “CinEd – Crescer com o Cinema” alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.
 
O filme Uma Pedra no Bolso integra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e, em Sintra, da Câmara Municipal de Sintra..
Out
28
Seg
2019
CinEd V – Kick Off 2019-2020 @ Bari e Matera, Itália
Out 28 – Out 31 all-day

Em Outubro de 2019 a cooperativa Get, responsável do programa CinEd na Itália, irá acolher o lançamento de CinEd V no âmbito dos eventos da Capital Europeia da Cultura 2019,  em Matera, Itália, todos os parceiros dos nove países envolvidos, num encontro em Bari que dará inícío ao programa para o ano de 2019-2020. (datas exactas a confirmar)

 

foto: Bönisch [CC BY-SA 2.0 de (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/de/deed.en)]

Nov
20
Qua
2019
O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude @ Escola E.B.2.3 de Sobral de Monte Agraço
Nov 20 @ 14:25 – 16:10
No dia 20 de Novembro de 2019 os alunos do Clube de Cinema da Escola E.B.2.3 de Sobral de Monte Agraço fizeram mais uma sessão do programa Cinema, cem anos de juventude 2019-2020 sobre o tema “A Sensação no Cinema“. Durante esta sessão foram filmados os exercícios relacionados com o tema em trabalho.
 
Oficina orientada por Teresa Garica (realização) com José Lã Correia (imagem), Mafalda Roma (som) e Simão Chambel (produção). 
 
Esta oficina é realizada em parceria com a Cinemateca Francesa  e com a Cinemateca Portuguesa e integra o projecto “O Mundo à Nossa Volta” com o apoio do ICA, do Programa Gulbenkian Conhecimento.
Nov
23
Sáb
2019
CINED V – O Cinema por Dentro / Cinema, cem anos de juventude / SHORTCUT @ Palácio Valenças - Sintra
Nov 23 @ 10:00 – 13:00
No dia 23 de Novembro de 2019 teve lugar no Palácio Valenças, em Sintra, uma oficina de formação para professores e mediatores culturais, O Cinema por Dentro, inserida no programa CinEd, organizada em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Câmara Municipal de Sintra.
 
Oficina orientada por Ana Eliseu com o apoio de Sann Gusmão.

O Cinema Por Dentro

Workshop de sensibilização à linguagem e matéria do cinema, a partir da visualização, análise e discussão de filmes, do ponto de vista da criação cinematográfica.  Apresentação e exploração dos múltiplos recursos pedagógicos produzidos no âmbito dos programas de cooperação europeia (e internacional) de educação ao cinema: CinEd, Cinema, Cem Anos de Juventude e Shortcut,  disponibilizados em Sites e Plataformas, que poderão vir a ser utilizados mediante uma inscrição gratuita por quem quiser usufruir dessas ferramentas e meios. São lançadas pistas de trabalho sobre uma pedagogia de educação para o cinema, adaptável a diferentes idades, regiões, lugares, meios, dentro e fora da escola, que tem vindo a ser pensada, discutida, experimentada e partilhada há já largos anos com parceiros de vários países do mundo, através do projecto O Mundo à Nossa Volta (que a associação Os Filhos de Lumière coordena em Portugal desde 2006).

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.

Nov
30
Sáb
2019
CINED V – Crescer com o Cinema V – Balanço intermédio
Nov 30 @ 10:00 – 13:30
A quinta sessão da formação Crescer com o Cinema V, no âmbito do programa Europeu de educação para o Cinema – CinEd V – 2019-2020 teve lugar no Auditório do Centro Lúdico de Massamá, Sintra, no dia 30 de Novembro de 2019.
 
Os professores deram conta do trabalho feito com os alunos sobre a matéria dos filmes visionados, os cadernos pedagógicos e os filmes pedagógicos disponiveis através da plataforma CinEd e partilharam as suas experiências, nomeadamente o trabalho dos alunos a partir de um plano “á mesa” que tentaram recompor, reencontrar o enquadramento e o sentido da cena ou a escolha de fotogramas que procuraram uma relação entre os filmes até agora visionados: Uma Pedra no Bolso de Joaquim Pinto e Shelter de Dragomir Sholev, (Bulgária).
 
Oficina orientada por Teresa Garcia, Ana Eliseu e Luís Alves de Matos.
 
A formação é dirigida aos professores do ensino básico, secundário e especial, aos professores bibliotecários, mas também a mediadores culturais, pessoas interessadas, etc.  A formação é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães e realizada em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a Rede de Bibliotecas Escolares.
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Sintra da Câmara Municipal de Sintra. 
Dez
4
Qua
2019
NO PAÍS DO CINEMA/CINED V – O Intervalo, de Leonardo di Costanzo @ Rua das Gaivotas 6
Dez 4 @ 19:00 – 21:30
L’Intervallo (O Intervalo), de Leonardo Di Costanzo, será será apresentado na quinta-feira, 4 de Dezembro de 2019, às 19h00, no espaço Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, no âmbito do ciclo No País do Cinema, da associação Os Filhos de Lumière em Lisboa e do Cinema-Fora-dos Leões em Évora. Projecção seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière.
 
Este filme integra o programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière.
 
CinEd associa A Bao A Qu (Espagne), Os Filhos de Lumière (Portugal), GET-Cooperativa sociale (Italie), NexT et Macondo (Roumanie), SEVEN (Bulgarie), Association of Czech Film Clubs (République tchèque) e apoiado pela Europa Criativa / programa Media. Trata-se de um programa inovador e estruturado de educação ao cinema que propõe uma selecção de filmes europeus e recursos pedagógicos em oito línguas, disponíveis numa plataforma digital com qualidade para projecção em sala, englobando também uma componente de formação de professores e da prática de cinema.
 
O projecto CinEd conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa e do programa Media da Europa Criativa.
 
O projecto No País do Cinema conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual e da Câmara Municipal de Lisboa.
Dez
10
Ter
2019
CINED V – Crescer com o Cinema V – Grupo 1 – Il Posto (O Emprego), de Ermanno Olmi @ Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra
Dez 10 @ 10:00 – 13:00
A sexta sessão da oficina Cined – Crescer com o Cinema V, do programa CinEd, teve lugar no Centro Cultura Olga Cadaval, em Sintra, no dia 10 de Dezembre de 2019, juntando professores e alunos com Ana Eliseu, formadora da associação cultural Os Filhos de Lumière.
Conteúdos da sexta sessão (Grupo 1):
– Visionamento do filme Il Posto (O Emprego), de Ermanno Olmi,
– Apresentação do filme e conversa a seguir a projecção

As sessões de “CinEd – Crescer com o Cinema” alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.

O filme Il Posto (O Emprego) integra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e, em Sintra, da Câmara Municipal de Sintra.
CINED V – Crescer com o Cinema V – Grupo 2 – O Intervalo, de Leonardo Di Costanzo @ Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra
Dez 10 @ 14:30 – 17:15

A sexta sessão da oficina Cined – Crescer com o Cinema V, do programa CinEd, teve lugar no Centro Cultura Olga Cadaval, em Sintra, no dia 10 de Dezembre de 2019, juntando professores e alunos com Teresa Garcia e Luís Alves de Matos, formadores da associação cultural Os Filhos de Lumière.

Conteúdos da sexta sessão (Grupo 2):

– Visionamento do filme L’Intervallo (O Intervalo), de Leonardo di Costanzo,
– Apresentação do filme e conversa a seguir a projecção

As sessões de “CinEd – Crescer com o Cinema” alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.

 
O filme L’Intervallo (O Intervalo) integra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e, em Sintra, da Câmara Municipal de Sintra..
Dez
14
Sáb
2019
CINED V – Crescer com o Cinema VI – Balanço final @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Dez 14 @ 14:30 – 17:30
A sétima e última sessão da oficina Cined – Crescer com o Cinema VI, do programa CinEd, teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista no sábado 14 de Dezembro de 2019 juntando professores com os formadores da associação cultural Os Filhos de Lumière.
 
Os professores das varias escolas envolvidas deram conta do trabalho feito com os alunos sobre a materia dos filmes visionados, os cadernos pedagógicos e os filmes pedagógicos disponiveis através da plataforma CinEd e partilharam as suas experiências.
 
As sessões de “Cined – Crescer com o Cinema” alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projecções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).
 
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia,  do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc. e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa
Jan
11
Sáb
2020
CINED V – 2º Encontro Operadores em região e formadores @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Jan 11 @ 10:00 – 18:00

No dia 11 de Janeiro de 2020 teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista o 2º encontro de formação e reflexão sobre as metodologias e pedagogia do projecto CinEd e dos programas de educação ao cinema que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver, ao longo de todos estes anos de prática e reflexão.

Este encontro juntou formadores, cineastas e profissionais ligados à área do cinema de varias regiões do país assim como colaboradores e parceiros das iniciativas dos Filhos de Lumière para dialogar e pensar sobre a transmissão do cinema, através dos recursos pedagógicos acessíveis nas diferentes plataformas dos programas em que a associação está envolvida e sobretudo sobre a metodologia assente na criação e processo cinematográfico como forma de trabalhar a sétima arte com crianças, jovens, professores, mediadores culturais e todas as pessoas interessadas nesta actividade.

O objectivo é também alargar o numero de colaboradores, de parceiros, de pessoas sensíveis a esta actividade, interessados em desenvolver e disseminar estes programas e recursos, esta metodologia, em várias zonas do país.

Jan
18
Sáb
2020
CINED V – Crescer com o Cinema VII @ Polo Cultural Gaivotas Boavista
Jan 18 – Mar 28 all-day
A associação cultural Os Filhos de Lumière está a organizar uma nova formação de educação ao cinema para professores, mediadores culturais e adultos interessados – Crescer com o Cinema – que se irá realizar em Lisboa no Polo Cultural Gaivotas/Boavista.
 
Esta iniciativa do projecto CinEd será iniciada já a partir do próximo dia 18 de Janeiro de 2020 (no qual serão realizadas as duas primeiras sessões desta acção) e se prolongará até meados do mês de Março de 2020. Esta é uma formação que pretende envolver professores e professores bibliotecários (que possam também envolver um grupo de alunos na formação), mediadores culturais e outros adultos interessados.
 
A formação está assente na transmissão de uma metodologia participativa e inovadora através do contacto com a linguagem e a matéria do cinema, de uma criteriosa selecção de filmes disponíveis na plataforma CinEd e da experimentação prática dos múltiplos recursos pedagógicos trabalhados em cooperação pelos nove parceiros europeus.
 
A formação está dividida em 7 sessões, ao longo de três meses, e inclui 40 horas de formação (20 horas presenciais e 20 horas de trabalho autónomo) e é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães.
 
informação e inscrição: filhos.lumiere@gmail.com
 
O calendário das sessões é o que se apresenta abaixo:
 
Crescer com o Cinema VII – Lisboa 2020
1ª e 2ª sessões — 18 de Janeiro – Pólo Cultural das Gaivotas (10:00h-13:00h) e (14:30h-17:30h)
3ª sessão — 22 de Janeiro – 1ª projecção – Cinemateca Portuguesa (10:00h – 13:00h)
4ª sessão — 5 de Fevereiro  – 2ª projecção – Sala de cinema  — a definir (10:00h – 13:00h)
5ª sessão — 22 de Fevereiro – Pólo Cultural das Gaivotas (10:00h – 13:00h)
6ª sessão — 4 de Março – 3ª projecção – Sala de cinema — a definir (15:00h – 18:00h)
7ª sessão — 21 de Março – Pólo Cultural das Gaivotas (10:00h – 13:00h)
 
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

 

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa. 
Jan
27
Seg
2020
CINED V – Encontros dos parceiros @ Institut Français - Praga
Jan 27 – Jan 30 all-day

De 27 a 30 de Janeiro de 2020 terá lugar no Institut Français de Pragua, o “Mid-term Meeting”, encontro dos parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido por a Association of Czech Film Clubs ACFK responsável pelo desenvolvimento de CinEd na República Checa, em parceria com o Institut Français.

Serão trabalhados pelos parceiros os seguintes temas:   actividades realizadas, previstas e planificadas para CinEd V (2019-2020), balanço das actividades de CinEd IV (2018-2019), lançamento das próximas actividades de CinEd V (2018-2019)  e perspectiva para CinEd VI (200-2021) numas sessões animadas pelos coordenadores do projecto, Institut Français (Paris) e os coordenadores pedagógicos da Cinemateca francesa.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.

Fev
11
Ter
2020
2º Encontro “Cinema e Educação” – “Indisciplinar a Escola” – 01 @ Cinemateca Portuguesa
Fev 11 @ 10:00 – 11:30
A associação Os Filhos de Lumière, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa e o Plano Nacional das Artes organizou o 2º Encontro Cinema e Educação “Indisciplinar a Escola” que decorreu na terça-feira 11 de fevereiro de 2020 na Cinemateca Portuguesa.
 
Na primeira parte deste encontro, ocorreram as intervenção de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema e Audiovisual, Luis Chaby Vaz, Director do ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual, José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesas, Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, Elsa Mendes, coordenadora do PNC-Plano Nacional de Cinema, Teresa Garcia, pela associação “Os Filhos de Lumière
 
Num contexto em que, a somar-se aos projetos em curso dedicados à iniciação ao cinema de âmbito europeu ou nacional (Cinema Cem Anos de Juventude, CinEd, CINARTS, Shortcut, Plano Nacional de Cinema), está em pleno desenvolvimento uma nova iniciativa governamental do Ministério da Cultura com o Ministério da Educação em que se procura a inserção do cinema e das outras artes nos percursos escolares (o Plano Nacional das Artes), a Cinemateca co-organiza a segunda edição do Encontro Cinema e Educação. Dedicado à discussão alargada da relação entre a educação e as artes – não apenas o ensino artístico mas o universo mais vasto da educação pela arte e o papel das artes em todo o âmbito educativo (…) Cinemateca Portuguesa