Mar 052019
 

No dia 5 de Março de 2019, segundo dia do “Mid-term Meeting”, encontro dos parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido  por Meno Avilys, responsável pelo desenvolvimento de CinEd na Lituânia, em parceria com o Institut Français, teve lugar no cinema Skalvija em Vilnius, uma mesa redonda  com a direcção desta sala de cinema e responsáveis do sector, sobre o tema : “A experiência da sala de cinema e os filmes da colecção CinEd

Participaram nesta mesa redonda:
Vilma Levickaitė, directora do Skalvija Cinema Centre, em Vilnius, Lituânia
Marijana Bosnjak,  directora e programadora deKino Urania, em Osijek, Croácia, da rede Europa Cinema
Austėja Milvydaitė, responsável do Media Desk, Lituânia
Jurgita Sarnickienė , responsável do departamento da educação ao cinema e da comunicação  
Teresa Garcia, da associação Os Filhos de Lumière.
Conversa moderada pelas coordenadoras do projecto no Institut Français (Paris): Lisa Chalvet e Christine Amtman.

Neste contexto Teresa Garcia partilhou a experiência de CinEd em sala de cinema em Portugal, no âmbito das acções de formação da associação. A metodologia utilizada para a formação de professores implica o encontro com o cinema de crianças e jovens em sala, com as condições em que cada filme deve ser visto. Estas sessões acompanhadas e orientadas (antes e depois do filme) por cineastas formadores e os professores participantes, levam a imaginar, a ver, a pensar e a falar sobre cada filme, em conjunto, e são momentos singulares que a experiência da sala torna inesquecíveis.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa.

Sorry, the comment form is closed at this time.