Mar 072019
 

No dia 6 de Março de 2019 à tarde, terceiro dia do encontro entre os parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido por Meno Avilys, teve lugar no Institut Français da Lituânia a apresentação do novo filme checo e do conjunto de filmes experimentais e de vanguarda que vão integrar a colecção dos filmes CinEd.

Tereza Dvorakova da Association of Czech Film Clubs ACFK apresentou aos parceiros e comentou o filme de Jiří Trnka, “The Emperor’s Nightingale” (Cisaruv slavík) proposto pela ACFK  e escolhido em cooperação pelo conjunto dos parceiros, mostrando e analisando fragmentos do filme.

Nathalie Bourgeois, responsável do programa pedagógico Cinema, cent ans de jeunesse da Cinemateca francesa e coordenadora pedagógica do programa CinEd apresentou o conjunto de filmes experimentais e de vanguarda, e do cinema dos primórdios, mostrando alguns exemplos e lançou pistas sobre alguns dos percursos possíveis de ligação entre os filmes. 

Á noite, os parceiros juntaram-se para partilhar o jantar, como desde o início do encontro, e continuar a troca de experiências.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa.

Sorry, the comment form is closed at this time.