Abr 082019
 

O Rouxinol do Imperador (Císařův slavík, 1949), de Jiří Trnka e Miloš Makovec, novo filme da colecção CinEd, está agora disponível na plataforma do projecto CinEd, disponibilizado pelo parceiro do CinEd na República Checa: Association of Czech Film Clubs ACFK

O Rouxinol do Imperador” é uma adaptação do conto de Hans Christien Andersen. Jiří Trnka e os seus colaboradores construiram o filme em volta dos sonhos de uma criança, o que permite uma grande liberdade na utilização de imagens específicas e de peripécias. O trabalho de animação de Jiri Trnka marca o apogeu do seu início de carreira como realizador.

A Colecção CinEd é composta por uma escolha de filmes que não pretende abranger todo o cinema europeu mas sim desenhar uma trajectória entre os filmes escolhidos, criando laços entre estes, os seus cineastas e os diferentes contextos europeus, facilmente acessíveis através de uma plataforma digital, respondendo á necessidade de cada parceiro de dar a descobrir aos jovens a sua própria cinematografia e a dos outros países europeus.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

 

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.  

Sorry, the comment form is closed at this time.