Crescer com o Cinema – Formação

 

Objectivos

Procura-se enquadrar uma experiência pedagógica concreta pelos professores e articular e/ou sobrepor essa experiência com a dos programas e das planificações disciplinares.

A participação directa dos professores no processo de construção de uma pedagogia nova aplicada em simultâneo com uma turma ao longo do ano permite vivenciarem na primeira pessoa novas experiências de aprendizagem, ao trabalharem com os seus alunos essas experiências.

Assim:

• em relação aos professores que frequentem esta Oficina é de esperar uma alteração ao nível das práticas pela introdução de estratégias que recorram a informação e técnicas relacionadas com o Cinema;

• os alunos que sejam contemplados com estas estratégias de análise interpretação dos diferentes elementos que envolvem um filme serão beneficiados na estruturação do seu pensamento e discurso, desenvolvendo competências de diálogo, de saber ouvir e argumentar na colaboração e partilha de ideias, percebendo que há um fio condutor que permite contar uma história com princípio, meio e fim.

• ainda ao nível dos alunos, a implementação destas metodologias poderão desenvolver qualidades de intuição, sensibilidade, atenção, concentração, reflexão, criatividade e espírito crítico e destrezas manuais ao utilizar equipamentos técnicos ao realizar exercícios fílmicos.

• em relação ao Projecto global, num espírito de construção colectiva de práticas educativas, haverá um enriquecimento com as contribuições dos professores ao aplicarem e experimentarem no terreno todas estas ferramentas pedagógicas colaborando na construção e na avaliação deste trabalho partilhado que continua sempre em elaboração e em complementação.

“O Cinema é uma arte, um objecto cultural e um suporte para pensar o mundo. Aprender com o cinema exige métodos e ferramentas tanto para alunos como para formadores. Para educar o olhar dos jovens espectadores é necessário ter em conta os novos hábitos dos jovens: multiplicação de ecrãs, visões fragmentadas, o mundo digital, e a integração de uma pedagogia de fragmentos. Aprender é também comparar e estabelecer ligações entre cinematografias, entre filmes e outras artes. Compreender é apropriar-se de uma pedagogia que favorece a actividade da criação dos jovens: escolher; confrontar; decidir; criar; e estabelecer uma ligação forte entre a análise e a practíca.” (texto do site do CinEd)

Para os professores, esta formação é acreditada – 40 horas: 20 em colaboração com os cineastas e 20 horas de trabalho autónomo dos professores com os seus alunos.