O que é o cinema – Formação

 

(em construção)

Esta formação visa proporcionar aos formandos o acesso a ferramentas e a materiais pedagógicos inovadores para dar continuidade e orientar o trabalho na sala de aula, nas salas de cinema e noutros contextos com a comunidade em geral, estabelecendo novas relações entre os professores/mediadores culturais e o conhecimento através do trabalho em rede.

Procura oferecer aos professores/mediadores culturais uma experiência pedagógica concreta e nova articulando e/ou sobrepondo essa experiência com a dos programas e das planificações disciplinares.

Assim:

• Em relação aos professores que frequentem esta oficina é de esperar uma alteração ao nível das práticas, pela introdução de estratégias que recorrem a informações e técnicas relacionadas com o Cinema;

• Os alunos que estejam envolvidos nestas estratégias de análise e de interpretação dos diferentes elementos do filme serão beneficiados na estruturação do seu pensamento e discurso, desenvolvendo competências de diálogo, de escuta e de argumentação.

Contribuirá para a colaboração e a partilha de ideias, percebendo que há um fio condutor que permite contar uma história com princípio, meio e fim.

• Ainda ao nível dos alunos, com a implementação destas metodologias poderão desenvolver qualidades de intuição, sensibilidade, atenção, concentração, reflexão, criatividade e espírito crítico além da destreza manual ao utilizar equipamentos técnicos para a realização de exercícios fílmicos.

• Em relação ao Projecto global, num espírito de construção colectiva de práticas educativas, com as contribuições dos professores haverá um enriquecimento, ao aplicarem e experimentarem no terreno todas estas ferramentas pedagógicas, colaborando na construção e na avaliação deste trabalho partilhado que continua sempre em elaboração e em complementação.