Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 669

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 674

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 687

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 692

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/functions/media.php on line 697

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Suffusion_Widgets has a deprecated constructor in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/widgets/suffusion-widgets.php on line 10

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Suffusion_Category_Posts has a deprecated constructor in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/widgets/suffusion-query-posts.php on line 10

Deprecated: O método construtor chamado para a classe WP_Widget em Suffusion_Category_Posts está obsoleto desde a versão 4.3.0! Use __construct() em alternativa. in /home/pg39400/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Suffusion_Query_Users has a deprecated constructor in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/widgets/suffusion-query-users.php on line 10

Deprecated: O método construtor chamado para a classe WP_Widget em Suffusion_Query_Users está obsoleto desde a versão 4.3.0! Use __construct() em alternativa. in /home/pg39400/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; Suffusion_Child_Pages has a deprecated constructor in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/widgets/suffusion-child-pages.php on line 10

Deprecated: O método construtor chamado para a classe WP_Widget em Suffusion_Child_Pages está obsoleto desde a versão 4.3.0! Use __construct() em alternativa. in /home/pg39400/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031
2012-2013 Mettre en scène » Cinema Cem Anos de Juventude
Warning: Declaration of Suffusion_MM_Walker::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $data_object, $depth = 0, $args = NULL, $current_object_id = 0) in /home/pg39400/public_html/wp-content/themes/suffusion/library/suffusion-walkers.php on line 39

2012-2013 Mettre en scène

 

CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE 2012 – 2013

O TEMA

Mettre en scène”, ou seja dispor as figuras (actores, elementos do décor) no espaço da cena. Mas também escolher como filmar esta cena: o eixo da câmara e a distância em relação aos personagens, o enquadramento…

Colocaremos portanto a seguinte questão: como filmar uma mesma situação em espaços diferentes ?  Assim, uma mesma cena, onde estão em jogo as mesmas emoções – por exemplo, um encontro amoroso, ou uma rivalidade – pode ter uma “mise en scène” em espaços bastante distintos: um banco público, um café, uma sala de espectáculo, uma piscina etc. O lugar do encontro vai modificar a mise en scène da cena e a percepção do espectador.

AS REGRAS DO JOGO

I. A realizar na altura do visionamento dos excertos de filmes:

Após escolher alguns sequências de filmes sobre o tema do ano, pedir aos alunos que desenhem individualmente uma planta baixa da sequência, que deverá ser vista diversas vezes. Em seguida,  comparar as diferentes plantas baixas, desenhar o esquema exacto e posicionar os diferentes eixos da câmara.

 

II. Exercícios

Este ano, é importante fazer os 3 exercícios em cada oficina (e não somente 2 exercícios entre os 3 propostos).

1. Exercício individual: depois de ter experimentado várias vezes, cada aluno fará uma fotografia (ou um curto plano filmado) mostrando uma relação entre duas pessoas (alunos ou não). Esta relação não deve ser expressa através da expressão dos personagens, mas sim pela “mise en scène” num local determinado:  a disposição dos personagens no espaço, a relação de um com o outro (de frente/de costas, próximos/afastados) e a escolha do ângulo fotográfico (perto/longe, focado/desfocado, aproximado/afastado, do alto/de baixo…). Cada foto/plano será legendada com um sentimento (por exemplo: “confronto”, “incompreensão”, “atracção” etc.).

2. Exercício em grupo: “mettre en scène” de duas maneiras diferentes uma mesma situação, envolvendo 2 ou 3 personagens num mesmo local (numa escada ou à volta de uma mesa) onde está em jogo uma questão emocional forte, por exemplo: encontro afectivo, rivalidade, desejo, repulsa, tomada de consciência… Cada cena deve durar menos de dois minutos e deve ser filmada em 4 planos no máximo.

Duas versões serão realizadas a partir de uma mesma história/situação, por dois grupos diferentes. O que é comun nas duas versões: a situação, a emoção, o espaço. O que pode mudar (entre um grupo e outro): a escolha dos actores, a sua disposição no espaço e a filmagem (o ataque) que será forçosamente diferente. Assim como no exercício 1, é importante ter atenção a que as emoções sejam exprimidas pela “mise en scène”, e não somente pela representação.

3. Exercício em grupos: Filmar (menos de dois minutos e em 4 planos no máximo) uma mesma situação em três espaços diferentes: 1 espaço aberto, 1 espaço “restrito”, 1 espaço á escolha.

 

III. O filme-ensaio (colectivo)

Realizar um filme que terá duas cenas filmadas no mesmo local: uma vez com dois personagens e outra com os mesmos dois personagens mais um terceiro, ou mais um terceiro e um quarto. As questões emocionais em jogo serão diferentes, e portanto, a “mise en scène” de cada uma deverá também ser diferente.

Estas cenas desenrolar-se-ão num espaço relativamente fechado, mas outras cenas do filme deverão desenrolar-se em espaços pelo contrário abertos.

(duração máxima: 8 minutos)