2020-2021 O Tempo no Cinema

 

2020-2021 : A Tempo no Cinema

TEMA

A imagem é cinematográfica se vive no tempo e se o tempo vive nela, desde o primeiro plano filmado.

O mestre todo poderoso da imagem cinematográfica é o ritmo, que exprime o fluxo do tempo no interior de um plano.

É antes de mais através desse sentido do tempo, através do ritmo, que o realizador exprime a sua individualidade. O ritmo tinge a obra de traços estilísticos. O ritmo não é nem pensamento nem construído por procedimentos arbitrários puramente intelectuais. O ritmo de um filme nasce espontaneamente da percepção profunda que o realizador tem sobre a vida, da sua “procura do tempo.

Tarkovski (Le temps scellé, éd. Cahiers du cinéma)

A questão do tempo é essencial em qualquer abordagem pedagógica do cinema. Tanto na recepção dos filmes como na passagem á prática. O tempo é a matéria prima fundamental do cinema desde L’Arrivée du Train en Gare de la Ciotat.(A Chegada do Comboio á Estação de la Ciotat)

Abordá-lo-emos em dois níveis principais.

1. O tempo do plano (como bloco de tempo real captado pela câmara) / o tempo da narração (como tempo abstracto da enunciação, da narrativa).

Esta diferença determina também a dualidade: olhar/contar. Ela põe em jogo a escolha inicial da própria natureza dos planos: planos longos (plano-sequência)/ planos curtos (cinema de “découpage” e de montagem).

2. A questão do tempo da história (suposta duração da história) e do tempo do filme (duração do filme).

A duração muito limitada do filme implica toda a espécie de estratégias de condensação do tempo: as elipses ; os marcadores de tempo (cartões, indicação de diálogos, relógios de vários tipos, alternância entre o dia e a noite, indicadores das estações, etc.) ; as condensações e acelerações pelos actores dos gestos, dos trajectos, das acções.  Os gestos depurados.

Abordaremos também as questões da successividade e da causalidade, da simultaneidade, do que muda com a música na percepção do tempo,da relação entre o tempo e o enquadramento, das manipulações técnicas do tempo,(câmara lenta/acelerado, fundidos encadeados, sobreimpressões, “splistscreens”), etc.

Alain Bergala, Agosto de 2020

 

 

REGRAS DO JOGO (brevemente)

EXERCÍCIOS

 

FILME-ENSAIO