A Escola no Cinema é um programa que privilegia o contacto com as obras cinematográficas em grande écran e em sala escura. É desenvolvido paralelamente e em sintonia com as oficinas práticas que esta associação está a levar a cabo, numa primeira fase, mas poderão abranger um maior número de turmas e de professores.

São escolhidos 3 filmes da história do cinema – um filme por cada trimestre do ano lectivo – que são apresentados (a todas as turmas envolvidas neste projecto) por um cineasta convidado em sala de cinema e trabalhados depois na sala de aula com os professores através de materiais pedagógicos que lhes são entregues.

Os professores têm – para apoiar esta actividade que eles próprios organizam segundo as suas matérias – uma sessão preparatória com os cineastas que coordenam cada filme escolhido.

É feito no final de cada período um balanço entre professores e cineastas sobre a forma como decorreu o processo que tem como objectivo que o visionamento de cada filme seja uma experiência particular para cada aluno espectador E que professores e alunos possam depois explorar os detalhes do filme que mais lhes interessaram através do contacto com os materiais pedagógicos.

A pouco e pouco os alunos vão descobrindo o património cinematográfico do seu país e do mundo, descobrindo e reflectindo no contacto com as obras cinematográficas sobre as coisas da vida, e do mundo. Vão enfim, “crescer com o cinema”, formando e desenvolvendo o seu gosto pessoal.