A oficina FILMAR é um curso de iniciação ao cinema enquanto forma de expressão artística, destinado a professores, monitores e agentes educativos (e outros interessados).

A formação desenrola-se sob a direcção de um realizador, assistido por técnicos de imagem, som e montagem e tem como objectivo levar à descoberta da linguagem e da matéria cinematográfica (através do encontro com filmes chave da história do cinema) e capacitar professores, monitores ou agentes educativos, através desta experiência (teórica e prática) para novas e diferentes abordagens ao cinema.

Durante a oficina é trabalhado um (ou mais) argumentos para um filme documentário ou de ficção, são introduzidas noções básicas de realização: a preparação do filme, a reperage, a escolha dos actores, a unidade plano, o enquadramento e o ângulo, a cena, a relação com o espaço, a relação imagem/som, a montagem etc. São dadas noções básicas para a utilização do equipamento técnico essencial para a rodagem, as funções de uma equipa etc.

Durante a rodagem, os formandos vão assumindo, alternadamente, as diferentes funções de uma equipa profissional: Realização, Assistência de Realização, Anotação, Imagem, Som, Decoração, etc.

Na fase final é feita a montagem do filme onde se trabalha sobre o raccord, o tempo, o ritmo, o som, os sons ambientes adicionais, a relação entre o som e imagem etc.