Set 242015
 

Nos dias 19 e 20 de Setembro, reuniram-se na Cinemateca francesa, em Paris, os parceiros que integram o projecto Moving Cinema: A Bao A Qu (Catalunha/Espanha),  Os Filhos de Lumière (Portugal), Meno Avilys (Lituânia). A França (através da Cinemateca francesa) e  o Centre for the Moving Image (Escócia/Reino Unido).
 
Este momento permitiu preparar o próximo encontro entre parceiros, que terá lugar em Lisboa, entre 21 e 24 de Outubro. Foi ainda debatido, em conjunto com a Cinemateca Francesa, o subprojecto “Inside Cinema”, que consiste na descoberta dos processos de criação de um filme e o contacto com os realizadores e outros intervenientes no processo. Nesse sentido, a Cinemateca Francesa disponibilizou, ás organizações envolvidas e parceiras no projecto, arquivos com documentos sobre a construção de vários filmes, desde a ideia inicial aos diários de rodagem, a preparação do filme e depoimentos dos seus autores (Les 400 Coups de François Truffaut, Partie de Campagne de Jean Renoir, Pierrot le Fou de Jean-Luc Godard, por exemplo). O Moving Cinema, que entra agora no segundo ano procura ir ao encontro de novas formas que possam estimular os jovens a descobrir e a conhecer o cinema nacional, europeu e do mundo, que os levem a adquirir a capacidade de ver e de apreciar o cinema.
 
Desde 2014, “Moving Cinema” integra o mais recente projecto desta associação “O Mundo à Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sorry, the comment form is closed at this time.