(em actualização)

O projecto No País do Cinema surge em 2016 a partir de uma vontade de programar e de mostrar cinema à população da área onde a associação Os Filhos de Lumière está sediada, numa tentativa de fortalecer laços e de reforçar todo um trabalho de sensibilização e de educação para o cinema. Procura-se dar a conhecer a arte cinematográfica como meio de expressão, de conhecimento, de intervenção, de partilha e de diálogo com os outros.

Este projecto tem um carácter educativo e de sensibilização ao cinema dirigido à comunidade. Conta com o apoio de cineastas, de pessoas e entidades ligadas às várias formas de expressão artística, para conversar sobre os filmes e sobre metodologias de trabalho.

As projecções-conversa são gratuitas e estão abertas a toda a comunidade envolvente. Têm lugar quer no Pátio do Pólo Cultural das Gaivotas/Boavista, integrado no Lusco-Fusco (no seu programa de verão), quer no espaço cultural na Rua das Gaivotas 6, quer ainda em Évora no Auditório Soror Mariana em parceria com o Cinema – Fora – dos Leões.

O objectivo é definir uma programação que contemple vários filmes nacionais, de modo a poder contar com a presença do realizador para dialogar com o público nas sessões, e ainda vários filmes estrangeiros que integram a colecção e o plano de trabalho dos projectos europeus que promovemos em Portugal, como é o caso dos filmes da colecção CinEd e dos filmes trabalhados no âmbito do projecto Moving Cinema, onde se procura que estejam presentes outros convidados com relevância para o diálogo sobre as temáticas do filme apresentado.

Este projecto tem o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, no âmbito do programa de Apoio à Exibição em Circuitos Alternativos, da Câmara Municipal de Lisboa e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.