Fev 262013
 

Filmar09_P1020583BLG2Decorreu no final de 2012 e início de 2013, Filmar 09, oficina dirigida a professores de escolas de Serpa e a responsável da Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, numa parceria com a Escola Secundária de Serpa, no âmbito de Olhar à VoltaProjecto EMA (Estímulo à Melhoria das Aprendizagens) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Formadores: Teresa Garcia e Rossana Torres (realização), José Lã Correia (imagem e som), Pierre-Marie Goulet (montagem), Inês Alves (produção). Os três filmes realizados durante esta oficina – A Alameda, Vergonha e (Des)encontro – serão apresentados no Cineteatro Municipal de Serpa na quinta-feira 18 de Abril, às 19h00.

Fev 142013
 

Olharavolta001BLG2
Desde o início do ano lectivo 2012-2013 decorre em Serpa a realização do programa “Olhar à Volta”
O projecto Olhar à Volta consiste no desenvolvimento de competências dos alunos através do cinema e do vídeo, que resulte na melhoria do seu desempenho escolar. É um trabalho que está a ser desenvolvido com a Escola Secundária de Serpa no âmbito do Programa EMA (Estímulo à Melhoria das Aprendizagens) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Pressupõe a realização de oficinas de iniciação ao cinema dirigidas a três turmas de diferentes anos do ensino básico (7º, 8º e 9º) ao longo de um ano lectivo.
Prevê a articulação de um dispositivo pedagógico que engloba professores, alunos e cineastas em torno da expressão cinematográfica e da aquisição de conhecimentos. O contacto com cinematografias de diferentes culturas e géneros, a experiência individual e colectiva, o trabalho de equipa, utilização de equipamentos técnicos de imagem, de som, de montagem, os aspectos artísticos, a aprendizagem do rigor, exigência, percepção, atenção, responsabilidade. A criação de imaginários através do contacto com o cinema. O olhar singular e individual de cada aluno participante.
A criação de pequenas obras realizadas pelos participantes – a partir das matérias em trabalho na escola – serão utilizadas para partilhar e reflectir sobre os temas que as motivaram, sobre os processos de trabalho, sobre as descobertas de cada aluno envolvido.
Este projecto permite um maior envolvimento da escola com o exterior através da utilização e frequência dos espaços culturais da cidade e da região.

 

“O Projecto E.M.A. – Estímulo à Melhoria das Aprendizagens – tem como objetivo incentivar o aparecimento, o desenvolvimento e a divulgação de projectos inovadores, de qualidade, promovidos por Agrupamentos de Escolas/ Escolas públicas não agrupadas, que fomentem o sucesso dos alunos através da sua participação em atividades devidamente estruturadas e realizadas em parceria com entidades externas à comunidade escolar.

Esta iniciativa visa estimular a apresentação de propostas de intervenção que, para além de refletirem a ligação à comunidade e a entidades e instituições públicas e/ou privadas, bem como a outras escolas, facilitem as aprendizagens nas áreas disciplinares, fomentem a criatividade e o empreendedorismo dos alunos e desenvolvam competências de formação escolar, profissional e pessoal, conducentes à promoção da qualidade educativa.