Jun 072019
 

 

 

No dia 7 de Junho de 2019, 2 alunos do Clube de Cinema da Escola Secundária Miguel Torga, em Queluz, Sintra, apresentaram o seu filme-ensaio (filme final) “Mãe e Filha”, na Cinemateca francesa em Paris em representação de todos os membros do Clube. Estavam presentes também um dos professores e a cineasta-formadora.

Este filme-ensaio resulta do trabalho de iniciação ao cinema em que participaram ao longo do ano lectivo 2018-2019 sobre o tema “A Situação“.

Partilharam com centenas de outros participantes de várias regiões de França, Espanha, Bélgica, Itália, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Bulgária, Lituânia, Finlândia, Brasil, México, Argentina, Índia e Japão – a sua experiência e processo de trabalho na realização dos seus filmes e assistiram à projecção e apresentação dos filmes dos outros participantes neste programa,.

Este dispositivo pedagógico, que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal pela mão da Associação Cultural Os Filhos de Lumière desde 2006, é realizado em parceria com a Cinemateca Francesa (coordenadora do programa geral) e com a Cinemateca Portuguesa e integra o projecto “O Mundo à Nossa Volta / Eu e o Mundo” com o apoio do ICA, do Programa Gulbenkian Conhecimento, das Câmaras Municipais de Lisboa, de Sintra, de Serpa, dos Ministérios da Cultura e da Educação de França, do Instituto Camões e Embaixada de Portugal em França, e ainda das escolas e diversas entidades locais que participam no apoio às viagens dos participantes à Cinemateca francesa em Paris.