Nov 142018
 

       

 

A apresentação dos filmes realizados por crianças e jovens na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do projecto internacional de sensibilização para o cinema “O Mundo à Nossa Volta – Cinema, Cem Anos de Juventude”, decorreu no dia 14 de Novembro de 2018, com a presença dos seus autores.

Numa sessão aberta ao público, na sala Félix Ribeiro, foram apresentados os filmes finais das oficinas  realizadas no ano lectivo 2017/2018 por escolas de Lisboa, Serpa, Vila Nove de São Bento, Odivelas, Sintra e Mértola, que trabalharam ao longo do ano o tema: “Lugares, histórias”. Foram ainda apresentados alguns dos filmes realizados nos outros países participantes com as mesmas regras do jogo.

As projecções foram seguidas de uma conversa com os alunos que integraram em 2017/2018: o Clube de Cinema da  Escola E.B. Moinhos da Arroja em Odivelas, o Clube de Cinema da Escola Marquesa de Alorna, em Lisboa, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Camões, o Clube de Cinema da Escola Secundária de Serpa, o Clube de Cinema da Escola Básica 1 de Vila Nova de São Bento, Serpa, a turma do 8ºano  do Agrupamento de Escolas de Mértola, o clube de cinema da Escola Secundária Miguel Torga em Qeluz, Sintra. E ainda dos professores e cineastas que os acompanharam.

Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, e envolvem professores, alunos, cineastas e parceiros culturais, são coordenadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Os participantes nestas oficinas falaram sobre os processos de descoberta e de trabalho, sobre a sua própria experiência neste programa pedagógico e responderam a todas as questões que lhes foram colocadas.

 
Estas oficinas que se realizam no meio escolar desde 2006, são organizadas em Portugal pela associação Os Filhos de Lumiére, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, fazem parte do projecto internacional “Le Cinéma, cents ans de jeunesse” coordenado pela Cinemateca francesa et tem o apoio do ICA e de varíos outros entidades.