Out 242009
 

No dia 10 de Outubro às 16h foram apresentados no Teatro Municipal da Guarda os filmes realizados pelos jovens das Aldeias de Crianças SOS que resultaram das oficinas de iniciação ao cinema O Primeiro Olhar, em Fevereiro e Março de 2008.

Três grupos de jovens entre os 11 e os 15 anos, das três Aldeias de Crianças SOS, Bicesse (Estoril), Guarda e Gulpilhares em V.N.de Gaia, descobriram o que é a arte cinematográfica começando pelo visionamento e análise de filmes e depois pela sua experimentação.
Cada um dos grupos foi responsável pelo filme realizado na sua própria aldeia (argumento, realização, personagens principais, montagem etc) enquanto os outros ocupavam os outros lugares da equipa técnica.
Foram assim rodando todos, ao longo dos três filmes, pelos diferentes papéis essenciais à realização de cada um.
Os três filmes: “O Encontro de Joaquim” (realizado pelo grupo de Bicesse), “Amigos Para Sempre” (realizado pelo grupo da Guarda) e “17 de Fevereiro” (realizado pelo grupo de V.N.de Gaia, foram apresentados na sala de cinema do Teatro Municipal da Guarda na presença de todos os seus jovens participantes, dos responsáveis das Aldeias de Crianças SOS, do Serviço Educativo do Teatro Municipal da Guarda, da Associação Os Filhos de Lumière e do público em geral. No final da sessão, houve um debate onde os muito jovens autores das três aldeias falaram com grande entusiasmo sobre esta sua experiência no campo do cinema.