Set 172018
 
O programa “Shortcut”, programa do qual Os Filhos de Lumière é parceiro e o coordenador em Portugal, acaba de ser seleccionado no ano da sua criação, com o apoio da Europa Criativa/ Programa MEDIA da União Europeia, no quadro do seu apelo a candidaturas para o apoio á educação au cinema. É um dos 8 projectos seleccionados entre os 25 projectos que se candidataram permitindo-lhe aceder ao subsídio atribuído neste âmbito, até 2020.
A associação Os Filhos de Lumière é responsável pela estratégia e o desenvolvimento de “Shortcut” em Portugal.
“Shortcut” é um programa europeu de educação ao cinema promovido pelo Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia) que associa 4 parceiros europeus em 4 países (Polónia – Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej e Filmoteka Szkolna Akcja / Irlanda do Norte – The Nerve Centre / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Clovek V Tsini Ops (People in Need) .
Em Outubro de 2018 os responsáveis da associação Os Filhos de Lumiére irão a Londonderry (Irlanda do Norte) para o lançamento de Shortcut num encontro com todos os parceiros  que dará início ao programa para o ano de 2018-2019
Shortcut vai centrar-se na elaboração de uma metodologia e ferramentas para o trabalho dos professores e educadores centrada no filme de curta metragem – de todos os tempos – como objecto artístico e vai desenvolver os seguintes temas:·       Formas de aprendizagem em rede e peer to peer.
·       uma selecção (e acquisição dos direitos) que irá constituir uma colecção de curtas metragens accessível no âmbito deste programa pedagógico.
·       criação e desenvolvimento de material de apoio
·       implementação do programa e orientação nas escolas (nos 4 países)
·   apoio a residências de cineastas em escolas seleccionadas para experimentar, desenvolver e  melhorar a metodologia em situações concretas com os professores e alunos.
·       eventos nacionais de aprendizagem e “networking”.
·       encontros de cooperação e de reflexão entre parceiros e actores da transmissão do cinema na Europa.