Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / CINED II – Rentrée des Classes, de Jacques Rozier / Petite Lumière, de Alain Gomis

 
Quando:
25. 10. 2016 @ 14:00 – 16:00
Onde:
Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade
Lisboa
Contacto:
Categorias:
Etiquetas:

still-rentree-1

O DocEscolas, do Festival DocLisboa, apresenta sessões de cinema para alunos dos vários graus de ensino, com debates a acompanhar os filmes, nomeadamente em parceria com Os Filhos de Lumière.

Projecção, seguida de conversa, de duas curtas-metragens da Colecção CinEd e de um filme realizado em contexto de oficinas de sensibilização ao cinema.

Rentrée des classes, de Jacques Rozier, 1955, França, 24 min

Numa pequena vila em Provence, um novo ano lectivo inicia-se. René não fez o trabalho de casa para as férias, por isso, atira a mochila ao rio. Quase a chegar à escola, René volta para trás em direcção à floresta. Rodeado pela natureza, submerso pela luz, permite-se à pequena extravagância de faltar à aula por umas horas até que, por acaso, reencontra a mochila.

Petite Lumière, de Alain Gomis, 2003, França, Senegal, 15 min

Dakar, Senegal. Fatima, uma rapariga de 8 anos, interroga-se, de cada vez que abre o frigorífico, se a luz permanece acesa quando fecha a porta do mesmo. Descobre que não. Fatima sai à rua, fecha os olhos, abre-os e volta a fechá-los… Será que as pessoas continuam a existir quando ela fecha os olhos

Uma Aventura no Rio – realizados pelos alunos da Escola de Mértola no âmbito do projecto “O Primeiro Olhar“.