Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / Cinema, cem anos de juventude – Apresentação dos filmes ensaios 2018-2019

 
Para lançar o trabalho do projecto Cinema, cem anos de juventude 2019-2020, sobre o tema “A Sensação no Cinema”, e a seguir à projeção, de manhã, do filme “O Espírito da Colmeia”, de Victor Erice foram apresentados no dia 15 de Outubro de 2019, na Sala Félix Ribeiro da Cinemateca Portuguesa os filmes-ensaio (filmes finais), realizados no âmbito do programa O Mundo À Nossa VoltaCinema, Cem Anos de Juventude que decorreu ao longo do ano lectivo 2018-2019.
 
Foram mostrados neste encontro os filmes que os alunos das várias escolas realizaram a partir da questão de cinema este ano em trabalho: “O que é uma Situação em cinema?” – e das mesmas regras do jogo, assim como alguns dos filmes de outros paises participantes, e todos falaram sobre os seus filmes com os alunos das outras escolas que participaram neste programa em 2018-2019 – mas também com os alunos que vão participar em 2019-2020 – e o público presente e responderam às perguntas que lhes foram colocadas.
 
Este ano participaram neste projecto em Portugal 9 escolas (E. S. Matias Aires e E. S. Miguel Torga do concelho de Sintra, E. S. Camões, E.S. Marquês de Pombal e E. B. 2/3 Marquesa de Alorna, em Lisboa, E. B. 2/3 Moinhos de Arroja, em Odivelas, E. B. 2/3 do Sobral de Monte Agraço, E. B. André de Resende em Évora e E. S. de Serpa, em Serpa), que reuniram alunos, professores, cineastas e parceiros culturais. 
 
Este projecto integra o programa pedagógico internacional Cinema, cent ans de Jeunesse que reune 15 países da Europa e do mundo em torna da mesma questão de cinema e é coordenado pela Cinemateca Francesa em Paris e conta com o apoio do ICA-Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Sintra, do Instituto Camões-CCP Paris e da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento