Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – CEA Vale da Amoreira

 
Quando:
11. 06. 2015 @ 21:30 – 23:00
Onde:
CEA - Centro de Experimentação Artística
Largo dos Cravos BL.50
Vale da Amoreira
Moita
Categorias:
Apresentação no Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, na Moita, os filmes-ensaio realizados por jovens da Escola EB 1 Vale da Amoreira e da Escola EB 2/3 Vale da Amoreira: “A Super Banda” e “As Amigos” assim como os respectivos Making of.

No ano lectivo 2014-2015 os alunos de 2º ano da Escola Básica de Vale da Amoreira e o clube de cinema da Escola Básica 2/3 de Vale da Amoreira participaram no projecto pedagógico de educação ao cinema “Cinema, Cem Anos de Juventude”.

O projecto que integra actualmente onze países (na Europa e além mar) mostra a importância de aliar a análise à prática, a formação do olhar com a experiência de criação. Durante um ano lectivo inteiro é explorada uma questão de cinema, neste caso “O Intervalo“.
Organizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière, o programa pedagógico “Cinema, Cem Anos de Juventude” (que integra o programa mais vasto “O Mundo à Nossa Volta”) é realizado em parceria com a Cinemateca Portuguesa e a Cinemateca Francesa e é apoiado pelo programa PARTIS / Fundação Calouste Gulbenkian, ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, pelas Câmaras Municipais de Lisboa, Serpa e Moita. Para além das entidades citadas, são ainda parceiros deste programa, entre outros: DNA Lisboa, Institut Français du Portugal, e todas as escolas participantes.
20150611 CCAJ 2015 Projecção Vale_1120427BLG2