Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jan 172022
 
A primeira sessão da formação de educação ao cinema para professores, mediadores culturais e adultos interessados - Cinema, Cidadania - organizada pela associação cultural Os Filhos de Lumière teve lugar no dia 15 de Janeiro de 2022 na Biblioteca Municipal de Campo de Ourique, em Lisboa. Esta 1ª sessão tinha com objectivos dar a conhecer o programa, as ferramentas pedagógicas e a metodologia da oficina que procura levar o aluno a descobrir por si próprio através de questões que lhe vão sendo colocadas, a olhar para um filme através do processo de criação cinematográfica e a ver e ouvir aquilo a que geralmente não presta atenção.

Esta iniciativa do projecto CinEd 2.0 se prolongará até o final do mês de Abril de 2022. Esta é uma formação que pretende envolver professores e professores bibliotecários (que possam também envolver um grupo de alunos na formação), mediadores culturais e outros adultos interessados.

Baseada nos programas europeus de educação cinematográfica: CinEd 2.0 e Shortcut, que visam a descoberta do cinema através do encontro com o próprio cinema, que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver há largos anos, esta formação incide especialmente nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento da vida e do mundo.

 

 

Formação orientada por Teresa Garcia e Luis Alves de Mato com o apoio técnico de Tamara González López e Isadora Oliveira.

O programa CinEd agora coordenado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema associa 13 parceiros europeus em 10 países (Alemanha - DFF - Deutsches Filminstitut & Filmmuseum e Deutsche Filmakademie / Bulgária - Arte Urbana Collectif / Croatia - Shadow Caster / Espanha – Associação A Bao A Qu/ Finlândia – 
IhmeFilmi / Italia – GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - Asociația ARTA e Asociatia Contrasens / Lituânia - Meno Avilys) assim como o parceiro tecnológico MOG Technologies (Portugal).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc, da Câmara Municipal de Lisboa e do IEFP e conta com a colaboração do Centro de Formações Calvet Magalhães.