Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Nov 182018
 



No âmbito da 3ª Conferência do  Plano Nacional de Cinema intitulada “Entre Espaços, a Escola e o Cinema” que teve lugar na Cinemateca Portuguesa, no dia 17 de Novembro, a associação Os Filhos de Lumière apresentou os seus projectos e metodologia de trabalho com jovens, professores e mediadores culturais no painel “Cinema é no Cinema: experiências de formação cinematográficas”, com moderação de Elsa Mendes, coordenadora nacional do PNC. Teresa Garcia apresentou os projectos europeus CinEd, Shortcut e Le Cinéma, cent ans de jeunesse) implantados em Portugal pela associação, e Ana Eliseu apresentaou exemplos de trabalho prático com os professores e alunos através dos cadernos pedagógicos, no âmbito da formação  "Crescer com o Cinema" que integra o projecto Europeu CinEd.

Esta conferência contou com a presença de José Manuel Costa, Director da Cinemateca Portuguesa, de José Vitor Pedroso, Director-Geral da Educação, Luís Chaby Vaz, Presidente do Conselho Directivo do ICA, João Costa, Secretário de Estado da Educação e Ângelo Carvalho Ferreira , Secretária de Estado da Cultura.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.