Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Jan 272017
 

Pedro o Louco de Jean-Luc Godard será apresentado na sexta-feira 27 de Janeiro de 2017, às 10h30, no Cinema Ideal  no âmbito da abertura do ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd

Entrada livre mediante reserva através do seguinte contacto: filhos.lumiere(at)gmail.com

Este ciclo de projecção-conversa à volta dos filmes da colecção CinEd terá lugar na Cinemateca Portuguesa e no Cinema Ideal, em Lisboa, duas vezes por mês.

O CinEd é um projecto coordenado pelo Institut Français (Paris) com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do seu programa internacional (Cinéma, Cent ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa através do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências. Tem como principal objectivo  permitir aos jovens europeus que descubram a riqueza e a diversidade do cinema de cada país europeu.

O CinEd disponibiliza, através de uma plataforma online, um conjunto de obras cinematográficas - filmes patrimoniais e contemporâneos, seleccionadas previamente pelo conjunto dos participantes (Colecção CinEd), que são oriundas de cada país parceiro do projecto - Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França, destinadas a jovens de várias faixas etárias, no âmbito escolar - desde o ensino básico ao ensino secundário, ou fora da escola. Todos os filmes têm características técnicas que lhes permitem ser projectados através de um download temporário em sala de cinema.

Todos os filmes da Colecção CinEd terão ainda legendas disponíveis nas 8 línguas dos países envolvidos e serão acompanhados por cadernos pedagógicos criados a partir de uma carta comum a todos os países, com critérios e regras partilhadas, que servirão de base de trabalho para professores, formadores, monitores e todos os interessados em desenvolver projectos de educação para o cinema.

Um dos propósitos destas sessões é também fazer o lançamento destes cadernos pedagógicos em Portugal, promovendo a sua disseminação junto de professores e agentes de educação para que estes possam, mais tarde, utilizá-los autonomamente em contexto de sala de aula.

Este é também o lançamento da Plataforma do CinEd onde estarão disponíveis os filmes e recursos pedagógícos indispensáveis para o trabalho a desenvolver dirigido aos professores que estará activa a partir da segunda semana de Janeiro.