Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA – Cinema, cem anos de juventude – Filme ensaio da escola E.B.1/JI Vale da Amoreira

 
Quando:
28. 09. 2016 @ 18:00 – 19:15
Onde:
Centre de Experimentação Artística, Vale da Amoreira, Moita
Categorias:
 Passeio no Campo, o filme-ensaio realizado no âmbito do programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude, no ano lectivo 2015/2016 sobre o tema do clima-, pelos alunos da turma de 3º ano da
Escola E.B.1/JI Vale da Amoreira nº1, na Moita, será apresentado no dia 28 de Setembro de 2016, às 18h00  no CEA – Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira.
A sessão contará com a presença dos alunos, dos professores e dos cineastas orientadores da oficina.
Desde 2014, as oficinas “Cinema cem anos de Juventude” em desenvolvimento
nas regiões de Lisboa, Moita e Serpa, integram o projecto
da associação Os Filhos de Lumière, “O Mundo à Nossa Volta” apoiado pelo Programa PARTIS da
Fundação Calouste Gulbenkian.

A NOSSA TERRA É UM MUNDO – Exposição (1)

 
Quando:
28. 06. 2014 @ 21:30 – 05. 07. 2014 @ 23:45
Onde:
Praça da República, Alhos Vedros, Moita
Categorias:
Etiquetas:

IMG_0632A

As associações Os Filhos de Lumière e A Bao A Qu (na Catalunha), as Câmaras Municipais da Moita e de Bordils, o Agrupamento de Escolas de Alhos Vedros e a Escola de Bordils, juntaram-se no biénio 2012 – 2014 para a realização do projecto: Descobrindo e construindo o património local e europeu através da criação audiovisual, um modelo de cooperação entre o município e a cultura, o conhecimento e a coesão social” desenvolvido no âmbito do programa Comenius Régio.

Durante dois anos, alunos e professores da escola de Bordils e do Agrupamento de Escolas José Afonso na Moita exploraram o mundo que os rodeia através da fotografia e do cinema, apoiados por cineastas e profissionais de cinema. Observaram, investigaram, filmaram, seleccionaram, montaram e partilharam, dando a conhecer a sua região, cultura e língua, as semelhanças e diferenças, as tradições e memórias, em volta de temas comuns: os bosques e as estações do ano, os espaços vazios, as hortas, os retratos, os ofícios, de cada lugar…

Os alunos de Bordils deram a conhecer o seu trabalho e o trabalho dos alunos da Moita numa exposição que decorreu a 21 de junho em Bordils com a presença dos participantes de Bordils e de representantes dos três parceiros portugueses. No dia 28 de Junho as 21h30, será inaugurada uma exposição na Praça da República, em Alhos Vedros na Moita, que irá dar conta do trabalho realizado ao longo destes dois anos nas duas regiões com a presença dos parceiros espanhóis.

Em Portugal será lançado em breve “A Nossa Terra é um Mundo” um livro que reúne imagens e textos do trabalho desenvolvido durante os dois anos pelos alunos das escolas de ambos os países.

BORDILS MOITA – Exposição em Bordils – Catalunha

 
Quando:
21. 06. 2014 @ 18:30 – 19:30
Onde:
Escola de Bordils, C/ Almeda, 52, 17462 Bordils, Espanha
Categorias:
Etiquetas:

Descobrir Bordils

As associações Os Filhos de Lumière e A Bao A Qu juntaram-se no biénio 2012-2014 para a realização do projecto: Descobrindo e construindo o património local e europeu através da criação audiovisual, desenvolvido no âmbito do programa Coménius Régio em parceria com as Câmaras Municipais da Moita e de Bordils  e com o Agrupamento de Escolas de Alhos Vedros e a Escola de Bordils.

Os alunos de Bordils vão dar a conhecer o seu trabalho e o trabalho dos alunos da Moita numa exposição no próximo dia 21 de junho em Bordils com a presença de representantes dos três parceiros portugueses. Na próxima semana, dia 28 de Junho, será inaugurada uma exposição em Alhos Vedros na Moita, que irá dar conta do trabalho realizado ao longo destes dois anos com a presença dos parceiros espanhóis. Em Portugal será lançado ainda “A Nossa Terra é um Mundo” um livro que reúne imagens e textos do trabalho desenvolvido durante os dois anos pelos alunos das duas escolas nos dois países.

programa em pdf

BORDILS-MOITA: 2º Encontro de trabalho na Moita

 
Quando:
28. 10. 2013 @ 09:30 – 29. 10. 2013 @ 14:30
Onde:
Agrupamento de Escolas José Afonso, Alhos Vedros, Moita
Categorias:

EB Alhos Vedros 2_01

Nove professoras da Escola de Bordils e uma representação da equipa da associação A Bao A Qu deslocam-se á Moita para conhecer todas as escolas e professores que participam no Comenius RegioBordils-Moita”. Serão visitadas as três escolas do Agrupamento de Escolas José Afonso que participam no intercâmbio: Escola Básica 2/3 José AfonsoEscola Básica deAlhos VedrosEscola Básica de Alhos Vedros nº 2. Educadores, professores e membros das associações envolvidas (A Bao A Qu e Os Filhos de Lumière) reunirão-se para apresentar as metodologias de trabalho em cada escola e partilhar experiências.

BORDILS-MOITA: 1º Encontro de trabalho na Moita

 
Quando:
12. 10. 2012 @ 09:30 – 14. 10. 2012 @ 18:00
Onde:
Agrupamento de Escolas José Afonso, Alhos Vedros, Moita
Categorias:
EB Alhos Vedros 2_01
Duas professoras da Escola de Bordils e uma representação da equipa da associaçãoA Bao A Qu deslocam-se á Moita para conhecer todas as escolas e professores que participam noComenius RegioBordils-Moita”. Serão visitadas as três escolas do Agrupamento de Escolas José Afonsoque participam no intercâmbio: Escola Básica 2/3 José AfonsoEscola Básica deAlhos VedrosEscola Básica de Alhos Vedros nº 2. Educadores, professores e membros das associações envolvidas (A Bao A Qu e Os Filhos de Lumière) reunirão-se para apresentar as metodologias de trabalho em cada escola e partilhar experiências. Durante esta estadia, aEscola de Bordils e A Bao A Qu vão participar também no seminário “O Cinema como experiência – Abordagens Pedagógicas” que integra a XI Quinzena da Educação na Moita, apresentando algumas das experiências de criação cinematográfica na escola desenvolvidas há mais de sete anos de trabalho em conjunto.