Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

No País do Cinema / CinEd: O Caminho Perdido de Teresa Garcia e O Homem sem Passado de Aki Kaurismäki

 
Quando:
15. 09. 2021 @ 21:30 – 23:45
Onde:
Polo Cultural Gaivotas Boavista, Rua das Gaivotas nº8, 1200-202 Lisboa
Categorias:
O Caminho Perdido, de Teresa Garcia e O Homem sem Passado, de Aki Kaurismäki – filme da collecção CinEd – serão apresentados na quarta-feira 15 de Setembro de 2021 às 21h30 numa projecção ao ar livre no Pátio do Pólo Cultural Gaivotas | Boavista, em Lisboa, na decima e última sessão do ciclo de cinema programado e organizado em Lisboa pela associação Os Filhos de Lumière .
 
Esta sessão será dedicada, entre outos, a apresentação do projecto CinEd, dos materias pedagógicos e do “website” do projecto.
 
Projecção seguida de uma convers com a realizadora Teresa Garcia a equipa de Os Filhos de Lumière.
 
Esta sessão do projecto “No País do Cinema” da associação Os Filhos de Lumière será a terceira projecção ao ar livre de um conjunto de dez, programadas pela associação, que se prolongarão até o dia 15  deSetembro, sobre o tema: “Lembro-me… Lembraste-te?”
 
Este programa tem o apoio do ICA.

NO PAÍS DO CINEMA / CINED 2.0 – O Carrasco (El Verdugo), de Luis García Berlanga

 
Quando:
29. 07. 2021 @ 18:00 – 20:30
Onde:
Auditório Soror Mariana, Évora
Categorias:
El Verdugo (O Carrasco), de Luis García Berlanga, será apresentado na quinta-feira 29 de Julho de 2021 às 18h00 no Auditório Soror Mariana em Évora, no âmbito do projecto No País do Cinema numa sessão de Cinema-Fora-dos Leões, em parceria com Os Filhos de Lumière e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do ciclo “Esperpento, logro e anseio” em comemoração do centenário do nascimento de Luis García Berlanga. Entrada livre. 
 

“Uma década após o final da Guerra Civil Espanhola, em pleno regime franquista, deu-se uma importante mudança na indústria cinematográfica espanhola: paulatinamente, os filmes historicistas, religiosos e dramáticos cederam o passo ao sainete espanhol – um género de comédia populista muito comum durante os primeiros anos do franquismo. Foi neste contexto que em 1955 estreou a comédia Historias de la radio, de José Luis Sáenz de Heredia, um importante blockbuster que veio revolucionar o cinema espanhol e incitar a regeneração da indústria através da entrada em cena de novos e talentosos cineastas, entre os quais, Luis García Berlanga.
 
Utilizando o esperpento – um género teatral ibérico de humor negro e de sátira grotesca – como a espada que empunhou contra o regime franquista, Berlanga entregou-se à crítica de todas as formas de poder vigentes na sociedade espanhola dos anos 50 e 60: o conservadorismo do governo franquista, a hipocrisia da igreja e a mesquinhez da sociedade espanhola. Com uma arguta e mordaz inteligência, dedicou-se a reinventar múltiplas formas da mesma ideia: cotejando o próprio Berlanga, «nos meus filmes há sempre alguém que sonha, que anseia e que deseja alcançar algo, mas nunca consegue, é sempre impedido por um complexo logro da sociedade.»

Esta sessão é organizada com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, do Instituto Cervantes e do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.

CINED 2.0 – Encontro dos parceiros – Mid-Term Meeting

 
Quando:
28. 06. 2021 – 30. 06. 2021 all-day
Onde:
DFF - Deutsches Filminstitut & Filmmuseum, Schaumainkai 41 60596 Frankfurt am Main, Alemanha
Categorias:
Etiquetas:
De 28 a 30 de Junho de 2021 vai decorrer  o “Mid-term Meeting”, encontro dos parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido pelo DFF – Deutsches Filminstitut & Filmmuseum responsável pelo desenvolvimento de CinEd na Alemanha, em parceria com a Deutsche Filmakademie.

O programa agora coordenado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema associa 14 parceiros europeus em 11 países (Alemanha – DFF – Deutsches Filminstitut & Filmmuseum e Deutsche Filmakademie / Bulgária – Arte Urbana Collectif / Croatia – Shadow Caster / Espanha – Associação A Bao A Qu / França – La Cinémathèque française / Finlândia – IhmeFilmi / Italia – GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – Asociația ARTA e Associação Contrasens / Lituânia – Meno Avilys) assim como o parceiro tecnológico MOG Technologies (Portugal).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa. 

CINED V – 2º Encontro Operadores em região e formadores

 
Quando:
11. 01. 2020 @ 10:00 – 18:00
Onde:
Polo Cultural Gaivotas Boavista, Rua das Gaivotas nº8, 1200-202 Lisboa
Categorias:
Etiquetas:

No dia 11 de Janeiro de 2020 teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista o 2º encontro de formação e reflexão sobre as metodologias e pedagogia do projecto CinEd e dos programas de educação ao cinema que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver, ao longo de todos estes anos de prática e reflexão.

Este encontro juntou formadores, cineastas e profissionais ligados à área do cinema de varias regiões do país assim como colaboradores e parceiros das iniciativas dos Filhos de Lumière para dialogar e pensar sobre a transmissão do cinema, através dos recursos pedagógicos acessíveis nas diferentes plataformas dos programas em que a associação está envolvida e sobretudo sobre a metodologia assente na criação e processo cinematográfico como forma de trabalhar a sétima arte com crianças, jovens, professores, mediadores culturais e todas as pessoas interessadas nesta actividade.

O objectivo é também alargar o numero de colaboradores, de parceiros, de pessoas sensíveis a esta actividade, interessados em desenvolver e disseminar estes programas e recursos, esta metodologia, em várias zonas do país.

2º Encontro “Cinema e Educação” – “Indisciplinar a Escola” – 01

 
Quando:
11. 02. 2020 @ 10:00 – 11:30
Onde:
Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro 39, Lisboa
Categorias:
A associação Os Filhos de Lumière, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa e o Plano Nacional das Artes organizou o 2º Encontro Cinema e Educação “Indisciplinar a Escola” que decorreu na terça-feira 11 de fevereiro de 2020 na Cinemateca Portuguesa.
 
Na primeira parte deste encontro, ocorreram as intervenção de João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema e Audiovisual, Luis Chaby Vaz, Director do ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual, José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesas, Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, Elsa Mendes, coordenadora do PNC-Plano Nacional de Cinema, Teresa Garcia, pela associação “Os Filhos de Lumière
 
Num contexto em que, a somar-se aos projetos em curso dedicados à iniciação ao cinema de âmbito europeu ou nacional (Cinema Cem Anos de Juventude, CinEd, CINARTS, Shortcut, Plano Nacional de Cinema), está em pleno desenvolvimento uma nova iniciativa governamental do Ministério da Cultura com o Ministério da Educação em que se procura a inserção do cinema e das outras artes nos percursos escolares (o Plano Nacional das Artes), a Cinemateca co-organiza a segunda edição do Encontro Cinema e Educação. Dedicado à discussão alargada da relação entre a educação e as artes – não apenas o ensino artístico mas o universo mais vasto da educação pela arte e o papel das artes em todo o âmbito educativo (…) Cinemateca Portuguesa

CINED V – Encontros dos parceiros

 
Quando:
27. 01. 2020 – 30. 01. 2020 all-day
Onde:
Institut Français - Praga
Categorias:
Etiquetas:

De 27 a 30 de Janeiro de 2020 terá lugar no Institut Français de Pragua, o “Mid-term Meeting”, encontro dos parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido por a Association of Czech Film Clubs ACFK responsável pelo desenvolvimento de CinEd na República Checa, em parceria com o Institut Français.

Serão trabalhados pelos parceiros os seguintes temas:   actividades realizadas, previstas e planificadas para CinEd V (2019-2020), balanço das actividades de CinEd IV (2018-2019), lançamento das próximas actividades de CinEd V (2018-2019)  e perspectiva para CinEd VI (200-2021) numas sessões animadas pelos coordenadores do projecto, Institut Français (Paris) e os coordenadores pedagógicos da Cinemateca francesa.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária – Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França – Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – NEXT / Lituânia – Meno Avilys).

O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.