
No País do Cinema / CinEd: O Caminho Perdido de Teresa Garcia e O Homem sem Passado de Aki Kaurismäki

“Uma década após o final da Guerra Civil Espanhola, em pleno regime franquista, deu-se uma importante mudança na indústria cinematográfica espanhola: paulatinamente, os filmes historicistas, religiosos e dramáticos cederam o passo ao sainete espanhol – um género de comédia populista muito comum durante os primeiros anos do franquismo. Foi neste contexto que em 1955 estreou a comédia Historias de la radio, de José Luis Sáenz de Heredia, um importante blockbuster que veio revolucionar o cinema espanhol e incitar a regeneração da indústria através da entrada em cena de novos e talentosos cineastas, entre os quais, Luis García Berlanga.
Utilizando o esperpento – um género teatral ibérico de humor negro e de sátira grotesca – como a espada que empunhou contra o regime franquista, Berlanga entregou-se à crítica de todas as formas de poder vigentes na sociedade espanhola dos anos 50 e 60: o conservadorismo do governo franquista, a hipocrisia da igreja e a mesquinhez da sociedade espanhola. Com uma arguta e mordaz inteligência, dedicou-se a reinventar múltiplas formas da mesma ideia: cotejando o próprio Berlanga, «nos meus filmes há sempre alguém que sonha, que anseia e que deseja alcançar algo, mas nunca consegue, é sempre impedido por um complexo logro da sociedade.»
Esta sessão é organizada com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, do Instituto Cervantes e do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
O programa agora coordenado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema associa 14 parceiros europeus em 11 países (Alemanha – DFF – Deutsches Filminstitut & Filmmuseum e Deutsche Filmakademie / Bulgária – Arte Urbana Collectif / Croatia – Shadow Caster / Espanha – Associação A Bao A Qu / França – La Cinémathèque française / Finlândia – IhmeFilmi / Italia – GET Cooperativa sociale / Portugal – Os Filhos de Lumière / República Checa – Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia – Asociația ARTA e Associação Contrasens / Lituânia – Meno Avilys) assim como o parceiro tecnológico MOG Technologies (Portugal).
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Lisboa da Câmara Municipal de Lisboa.
No dia 11 de Janeiro de 2020 teve lugar no Polo Cultural Gaivotas/Boavista o 2º encontro de formação e reflexão sobre as metodologias e pedagogia do projecto CinEd e dos programas de educação ao cinema que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver, ao longo de todos estes anos de prática e reflexão.
Este encontro juntou formadores, cineastas e profissionais ligados à área do cinema de varias regiões do país assim como colaboradores e parceiros das iniciativas dos Filhos de Lumière para dialogar e pensar sobre a transmissão do cinema, através dos recursos pedagógicos acessíveis nas diferentes plataformas dos programas em que a associação está envolvida e sobretudo sobre a metodologia assente na criação e processo cinematográfico como forma de trabalhar a sétima arte com crianças, jovens, professores, mediadores culturais e todas as pessoas interessadas nesta actividade.
O objectivo é também alargar o numero de colaboradores, de parceiros, de pessoas sensíveis a esta actividade, interessados em desenvolver e disseminar estes programas e recursos, esta metodologia, em várias zonas do país.
De 27 a 30 de Janeiro de 2020 terá lugar no Institut Français de Pragua, o “Mid-term Meeting”, encontro dos parceiros do projecto europeu CinEd, acolhido por a Association of Czech Film Clubs ACFK responsável pelo desenvolvimento de CinEd na República Checa, em parceria com o Institut Français.
Serão trabalhados pelos parceiros os seguintes temas: actividades realizadas, previstas e planificadas para CinEd V (2019-2020), balanço das actividades de CinEd IV (2018-2019), lançamento das próximas actividades de CinEd V (2018-2019) e perspectiva para CinEd VI (200-2021) numas sessões animadas pelos coordenadores do projecto, Institut Français (Paris) e os coordenadores pedagógicos da Cinemateca francesa.
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.