Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

O MUNDO À NOSSA VOLTA / MOVING CINEMA – Sessão especial Cuba

 
Quando:
26. 10. 2016 @ 15:30 – 18:00
Onde:
Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro 39, Lisboa
Categorias:

por-primeira-vezblg2

O DocEscolas, no âmbito do Festival DocLisboa, apresenta  sessões de cinema para alunos dos vários graus de ensino, com debates a acompanhar os filmes. Todas as sessões são acompanhados de debate, realçando a importância e a pertinência artística, social, política e filosófica do filme assistido

“Por um Cinema Impossível: documentário e vanguarda em Cuba”

Sessão seguida de debate com Os Filhos de Lumière

serão apresentados:

Por Primera Vez, de Octavio Cortázar, 1967, Cuba, 10’ 

As unidades de cinema móvel do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos visitam um local remoto, nas montanhas do leste. Impressões e opiniões dos camponeses da zona, que vêem cinema pela primeira vez. 

Nuestra Olimpiada en La Habana, de José Massip, 1968, Cuba, 19’ 

Reportagem humorística sobre a XVII Olimpíada Mundial de Xadrez, que teve lugar em Havana, em 1966: os preparativos, o interesse do público, as expressões faciais, as caretas nervosas e os gestos dos grandes mestres. 

Acerca de un Personaje que Unos llaman San Lázaro y Otros llaman Babalú, de Octavio Cortázar, 1968, Cuba, 20’ 

A celebração do dia de São Lázaro, no santuário El Rincón, a 25km de Havana, serve para uma reflexão sobre diferentes formas de religiosidade. São Lázaro e Babalú são as versões católica e ioruba (religião afro-cubana) do santo das doenças de pele. 

Cofia Arábiga, de Nicolás Guillén Landrián | 1968 | Cuba | 18’ 

O filme aborda o cultivo do café e o seu processamento agrícola e industrial. A utilização de The Fool on the Hill, dos Beatles, gerou polémica e o filme foi banido logo que o plano estatal traçado para a produção de café colapsou. 

En la Otra Isla, de Sara Gómez | 1968 | Cuba | 41’ 

Conjunto disperso de retratos individuais dos habitantes da ilha de Pinos [actualmente, Ilha da Juventude], que contam as suas histórias, partilham reflexões e abordam temas como o racismo e a delinquência, tabu para muitos cineastas da época. 

Seminário Projecto EMA “Do Cinema” : Olhar à Volta

 
Quando:
03. 04. 2014 @ 09:45 – 17:45
Onde:
Cineteatro Municipal de Serpa, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, 7830-392, Serp
Categorias:
EMA mof uma vida P1050045BLG2
Seminário de conclusão do projecto EMA (Estimulo à Melhoria das Aprendizagens), projecto realizado na Escola Secundária de Serpa em parceria com a Associação “Os Filhos de Lumière”, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde o início do ano lectivo 2012-2013 decorre em Serpa a realização do programa “Olhar à Volta“.
O projecto Olhar à Volta consiste no desenvolvimento de competências dos alunos através do cinema e do vídeo, que resulte na melhoria do seu desempenho escolar. É um trabalho que está a ser desenvolvido com a Escola Secundária de Serpa no âmbito do Programa EMA (Estímulo à Melhoria das Aprendizagens). Pressupõe a realização de oficinas de iniciação ao cinema (O Primeiro Olhar) dirigidas a três turmas de diferentes anos do ensino básico (7º, 8º e 9º) ao longo de um ano lectivo e aos professores (Filmar) assim como apresentação de filmes em sala de cinema (Escola no Cinema)
09:45 – Sessão de abertura
10:00 – Apresentação Projeto EMA
10:15 – A experiência dos “Filhos de Lumièrè” (Esc. Sec. Serpa) por Teresa Garcia e José Lã Correia
10:30 – Pausa
11:00 – A Escola e o Cinema
11:20 – 100Cenas – E.Sec. Castro verde
11:50 – Testemunho Diogo Gouveia
12:10 – Testemunho Professores na Tela
12:30 – – Interação com público
13:15 – Almoço
14:30 – Visionamento de filmes de alunos e professores
Irresponsabilidade (O Primeiro Olhar)
O Ciclono (O Primeiro Olhar)
Uma Vida (O Primeiro Olhar)
Vergonha (Filmar)
A Alameda (Filmar)
(Des)Encontros (Filmar)
15:30 – Resultados Projeto EMA
16:00 – Encerramento

ESCOLA NO CINEMA (3) AS DONZELAS DE ROCHEFORT de Jaques Demy

 
Quando:
13. 02. 2014 @ 14:30 – 17:00
Onde:
Cineteatro Municipal de Serpa, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, 7830-392, Serp
Categorias:

demoiselles-de-rochefort03BLG2

A Associação Os Filhos de Lumière desenvolve, actualmente, através do Programa Estímulo à Melhoria das Aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian, um projecto com a Escola Secundária de Serpa. No âmbito desta iniciativa, alunos e professores participaram em oficinas formativas, “Olhar à Volta” e “Filmar“, assim como no programa piloto “A Escola no Cinema“, que consiste em projecções acompanhadas de apresentação de pistas a desenvolver na sala de aula.

 O envolvimento da Cinemateca Portuguesa foi inestimável para o começo desta faceta do programa, através da projecção do filme “Bom Dia”, de Yasujiro Ozu, no dia 20 de Fevereiro de 2013, oferecendo uma valiosa experiência de visionamento de um filme em sala de cinema aos participantes.

Neste início de ano lectivo, vamos apresentar o filme “As Donzelas de Rochefort ”, de Jacques Demy, no CineTeatro Municipal de Serpa, no dia 14 de Fevereiro de 2014, para professores e alunos.

ESCOLA NO CINEMA (2): ANIKI BÓBÓ

 
Quando:
31. 10. 2013 @ 14:30 – 16:30
Onde:
Cineteatro Municipa de Serpa, Rua Dr. Eduardo Fernandes de Oliveira, 7830-392 Serpa
Categorias:

aniki bóbó2BLG2

 

A Associação Os Filhos de Lumière desenvolve, actualmente, através do Programa Estímulo à Melhoria das Aprendizagens da Fundação Calouste Gulbenkian, um projecto com a Escola Secundária de Serpa. No âmbito desta iniciativa, alunos e professores participaram em oficinas formativas, “Olhar à Volta” e “Filmar“, assim como no programa piloto “A Escola no Cinema“, que consiste em projecções acompanhadas de apresentação de pistas a desenvolver na sala de aula.

 O envolvimento da Cinemateca Portuguesa foi inestimável para o começo desta faceta do programa, através da projecção do filme “Bom Dia”, de Yasujiro Ozu, no dia 20 de Fevereiro de 2013, oferecendo uma valiosa experiência de visionamento de um filme em sala de cinema aos participantes.

Neste início de ano lectivo, vamos apresentar o filme “Aniki Bóbó”, de Manoel de Oliveira, no CineTeatro Municipal de Serpa, no dia 31 de Outubro de 2013, para professores e alunos,.