Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

2º Encontro Cinema – Educação / L’Intrusa, de Leonardo di Costanzo

 
Quando:
10. 02. 2020 @ 21:30 – 23:45
Onde:
Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro 39, Lisboa
Categorias:

 

Na abertura do 2º Encontro Cinema Educação será apresentado o filme de Leonardo di Costanzo “L’Intrusa” com a presença do realizador. A projecção será seguida de uma conversa com Leonardo di Costanzo e Alain Bergala.

“Nápoles. Hoje. Giovanna, uma assistente social combativa com 60 anos, enfrenta uma criminalidade omnipresente. É gerente de um centro que cuida de crianças desfavorecidas e oferece uma alternativa ao domínio da máfia da cidade. Um dia, a esposa de um criminoso implacável da Camorra, a jovem Maria, fugindo com seus dois filhos, refugia-se neste centro. Quando ela pede sua proteção, Giovanna encontra-se confrontada, como uma Antigone moderna, com um dilema moral que ameaça destruir o seu trabalho e a sua vida.

L’Intrusa levanta a questão da coragem do cidadão e da utopia social, quando a realidade desencoraja-os diariamente. Um filme forte, obstinado e sustentado pela fé num mundo melhor.” in Festa do Cinema Italiano

O 2º Encontro Cinema Educação, organizado pela Cinemateca Portuguesa e a associação Os Filhos de Lumière, conjuntamente como Plano Nacional das Artes, vai decorrer de 10 a 12 de Fevereiro de 2020 na Cinemateca Portuguesa

 
Num contexto em que volta a ser tema de discussão alargada a relação entre a educação e as artes – não apenas o ensino artístico mas o universo mais vasto da educação pela arte e do papel das artes em todo o âmbito educativo –, num contexto em que vários novos projetos sobre a iniciação ao cinema percorrem a Europa e têm eco no nosso país (CinED, ShortcutCinéma cent ans de jeunesse), e num contexto em que está, aliás, em desenvolvimento mais uma iniciativa governamental em que se procura a inserção do cinema nos percursos escolares (o Plano Nacional das Artes), a Cinemateca junta-se à Associação Os Filhos de Lumière para organizar um encontro dedicado às múltiplas vertentes da relação entre o Cinema e a Educação.

CinEd V – Kick Off 2019-2020

 
Quando:
28. 10. 2019 – 31. 10. 2019 all-day
Onde:
Bari e Matera, Itália
Categorias:
Etiquetas:

Em Outubro de 2019 a cooperativa Get, responsável do programa CinEd na Itália, irá acolher o lançamento de CinEd V no âmbito dos eventos da Capital Europeia da Cultura 2019,  em Matera, Itália, todos os parceiros dos nove países envolvidos, num encontro em Bari que dará inícío ao programa para o ano de 2019-2020. (datas exactas a confirmar)

 

foto: Bönisch [CC BY-SA 2.0 de (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/de/deed.en)]

CINED III – Simpósio – Transmitir o cinema de património aos jovens de hoje – Festival Il Cinema Ritrovato

 
Quando:
26. 06. 2018 @ 09:00 – 17:30
Onde:
Cineteca di Bolonha, Bologna, Itália
Categorias:
Etiquetas:
20180628 CinEd Bolonha Conferência_SITE
CinEd acaba de reunir o conjunto dos seus parceiros em Bolonha para um Simpósio de balanço entre 26 e 29 de Junho no âmbito do Festival Il Cinema Ritrovato.
Há um ano atrás, CinEd iniciou uma colaboração com o projecto europeu de educação ao cinema “Flick”, coordenado pela Cinemateca de Bolonha. Nesse âmbito foi co-organizado um seminário público intitulado “Transmitir o cinema de património aos jovens de hoje”.
Com Gian Luca Farinelli, director da Cinemateca de Bolonha, que abriu o seminário com a nova directora do departamento de cinema do Institut Français (em Paris), Emilie Boucheteil, foram apresentadas várias intervenções como a do historiador de cinema e pedagogo Alain Bergala, que permitiram importantes partilhas entre vários actores da educação ao cinema na Europa vindos por exemplo da Holanda (EYE), da Alemanha (Deutsches Film Insittut), da Polónia (Narodowy Instytut Audiowisualny) ou ainda de Portugal (Cinemateca Portuguesa na pessoa de José Manuel Costa) e entre os parceiros de CinEd: Roménia (Next), França (Cinemateca Francesa), Portugal (Associação Os Filhos de Lumière).
Os debates foram moderados pelo crítico de cinema Jean-Michel Frodon e pela exibidora Madeleine Probst du Watershed do Reino Unido.
CinEd e FLICK trabalham igualmente em cooperação a fim de constituir no quadro do Ano Europeu do Património, para acrescentar á Colecção CinEd, dois programas de filmes em torno do cinema das origens e do cinema experimental e de vanguarda dirigidos prioritariamente aos professores e educadores e aos jovens espectadores.