Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Dez 132017
 
No sábado 16 de Dezembro de 2017 às 15h00 serão apresentados na Sociedade da Amendoeira da Serra, Mértola, quatro filmes realizados na Amendoeira e no Mosteiro no âmbito das oficinas Cinema, cem anos de Juventude e O Primeiro Olhar do programa O Mundo à Nossa Volta, da associação Os Filhos de Lumière.

Filme-ensaio (filme final) da turma de 11ºano do Agrupamento de Escolas de Mértola, no âmbito do programa pedagógico Cinema, cem anos de juventude 2016-2017 sobre o tema  O Jogo.

De Mota à Aldeia – 8.30m 
filme colectivo dos alunos de 12º ano do Agrupamento de Escolas de Mértola realizado no âmbito da oficina O Primeiro Olhar 99, em 2017, inserida no projecto “Sentir, Tecer e Criar – Novelo da Vida em Cinema” promovido pela ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola.

Sentir, Tecer e Criar – 20m (O Primeiro Olhar / Moving Cinema)
Documentário sobre o cilo da lã

O Projecto “Sentir, Tecer e Criar – Novelo da Vida em Cinema”, é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola que tem como objectivo fomentar a inclusão, a participação activa dos jovens assim como dos idosos socialmente desfavorecidos, através de uma estratégia de dinamização artística e inclusiva que valoriza a sua identidade cultural e as competências quer dos jovens, quer das pessoas idosas das comunidades. Com uma turma do 12º ano do Curso Profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Mértola realizou-se este filme baseado na recolha oral de histórias contadas por alguns dos habitantes da Amendoeira da Serra sobre como era namorar antigamente.

O Lobo  - 12 min
Filme colectivo dos alunos do 2º ano do Curso de Animadores Sociocultural da Escola Profissional Alsud, em Mértola, da oficina O Primeiro Olhar 100 no âmbito do projecto "Geração Bio"

O projecto Geração Bio, é promovido pela Câmara Municipal de Mértola e pretende efectuar uma abordagem informal, criativa e interactiva à educação e sensibilização dos públicos infanto-juvenis para a conservação da natureza e biodiversidade das áreas protegidas, tendo como enfoque o Parque Natural do Vale do Guadiana. 

Estas oficinas foram realizadas pela associação Os Filhos de Lumière em parceria com a associação Entre Imagem, a ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola, a Escola Profissional Alsud e o Agrupamento de Escolas de Mértola, com o apoio do ICA, da Câmara Municipal de Mértola e do projecto europeu Moving Cinema.