Se a teoria é rapidamente esquecida,
o gesto e a experiência artística
ficam no corpo, na memória, no olhar.

Abr 042017
 


No dia 1 de Abril de 2017, teve lugar na Cinemateca Portuguesa, o segundo encontro do ano lectivo, entre professores e cineastas envolvidos nas oficinas que integram o programa Cinema, Cem Anos de Juventude, para balanço sobre os exercícios já realizados a partir de regras de jogo comuns aos 13 países que participam do projecto.

O tema em trabalho este ano é o jogo.

Durante a sessão que contou com a participação de cineastas, professores e parceiros culturais, foram exibidos os exercícios das escolas participantes, em Portugal, bem como alguns exercícios realizados por escolas estrangeiras.

A visualização dos exercícios filmados foi seguida de um diálogo sobre os métodos implementados em cada oficina, os desafios e particularidades dos grupos, assim como comentários em relação ao trabalho que tem sido feito e a forma como são aplicadas as regras do jogo.

Em Portugal, o programa, da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière, está a decorrer este ano em cinco escolas em Lisboa, Moita, Serpa e Mértola. As sessões públicas com os filmes-ensaio finais irão decorrer em Junho nas três regiões, e também na Cinemateca Francesa, em Paris, onde serão apresentados os filmes de todos os países participantes, na presença dos professores, alunos e cineastas envolvidos nas oficinas.